O Brasil é um celeiro de empreendedores. Nos últimos anos, tem entrando na lista de países que mais empreendem no mundo, ficando à frente de Argentina, México e dos colegas do BRICS (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Para 2018, a tendência é que as pessoas continuem empreendendo para driblar a crise. Mas é preciso preparo para lidar com a burocracia e principalmente com as adversidades diárias de se tornar um gestor e um líder.

Para ser um empreendedor são necessárias algumas habilidades específicas, como suporte as pressões do dia a dia, saber lidar e comandar uma equipe, saber ouvir, ter autoconfiança, entre outas coisas. Muitas pessoas já nascem com esse dom, mas outras podem desenvolvê-lo e é ai que entra o coaching.

A metodologia pode apoiar o indivíduo, para que ele potencialize aquilo já tem de bom e corrija pontos falhos. Por isso, para quem está investindo é uma arma essencial. Com o suporte dado pelo coaching é possível se auto-conhecer, se auto-corrigir e ainda se preparar para o mercado de maneira efetiva.

Além disso, uma vez que sua empresa esteja estabelecida e a equipe contratada, é possível investir em um treinamento de coaching in company, que irá trabalhar a integração das pessoas, a produtividade e, consequentemente, melhorar o serviço entregue ao cliente final.

Para qualquer negócio

Os fundamentos e técnicas do coaching podem ser aplicados em empreendedores de todos os portes. É, basicamente, um processo de transformação e parceria entre coach (profissional) e o coachee (cliente), no qual o cliente tem apoio profissional embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento.

O coach apoia o cliente, para que ele possa se sentir encorajado. A metodologia é válida, seja para micro, médios, pequenos e grandes empreendedores. No coaching, o profissional busca aumentar a percepção do cliente para que ele mesmo encontre respostas e o caminho a percorrer.

O coaching para empreendedores vai mostrar que, antes de tudo, é necessário conhecimento para arriscar-se. O coach irá “provocar” seu coachee a pesquisar, estudar, se conhecer e descobrir seus meios para assegurar a conquista de metas e objetivos. De maneira geral, todo processo de coaching sério traz bons resultados para os empreendedores e para os empresários.

Liderança também tem vez

O líder inspira por certos motivos. Da mesma forma, a posição autoritária do chefe tem suas razões. As características que levaram os dois para caminhos tão diferentes no que diz respeito a uma mesma função são parte de cada personalidade e, principalmente, estão relacionadas à estruturação da carreira do profissional. Há fatores psicológicos ligados às vivências e experiências do indivíduo que podem determinar o tipo de gestor. É inato. Mas é possível mudar. E o principal caminho para isso é o autoconhecimento que o processo de coaching pode trazer.

Guiar a si e lidar com a própria personalidade não é nada fácil, mas conquistar essas características é essencial para um líder, pois atrai o respeito das pessoas. Além disso, é preciso desenvolver o espírito de equipe e trabalhar o relacionamento interpessoal. São caminhos simples para um bom começo.

Um curso de coaching estimula as pessoas a descobrirem seu melhor jeito de liderar. Desenvolve habilidades essenciais como saber ouvir, conseguir dar um bom feedback aos subordinados, entre outras características essenciais. É o curso de coaching também que pode fazer com que o líder saiba lidar melhor com erros. Ao se deparar com um erro – seja ele de maior ou menor grau – essa pessoa tentará, primeiro, entender os motivos que levaram a falha e resolverá tudo na base da conversa. Isso porque um líder nunca ordena, mas sim aponta.

Os benefícios do coaching e da convivência com um coach para empreendedores, líderes ou para qualquer pessoa que busca o autoconhecimento e o autodesenvolvimento são enormes.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Veja Também

Governo Federal regulamenta o programa de regulari... Muito embora o mercado aguardasse a edição de um REFIS que reduzisse multas, juros e honorários advocatícios, o Governo Federal editou a Medida Provis...
Contribuintes podem retificar declaração do IRPF a... Os contribuintes que precisam retificar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 podem fazê-lo a partir das 8h de hoje (4). Quem não...
8 exemplos para você se inspirar e abrir um negóci... Inspiração 1/10 Thinkstock A chegada do final do ano é uma ótima oportunidade para reciclar os sonhos e colocar em prática aquela vo...
Novas oportunidades para parcelamento de débitos t... Os débitos que podem ser incluídos em tal parcelamento geral são aqueles vencidos até 30 de novembro de 2008, administrados pela Receita Federal do Br...
Saiba o que é compliance e qual a melhor forma de ... É fato que nos últimos anos muitas empresas buscaram promover uma cultura ética organizacional. Muitas delas, antes mesmo do Brasil ter uma lei antico...
4 dicas para interpretar um balanço patrimonial co... O Balanço Patrimonial, ou BP, é uma das principais obrigações de uma empresa e tem como objetivo retratar a sua situação financeira em uma determinada...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *