Diagnóstico empresarial: entenda a sua importância e saiba como fazer

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Fazer um diagnóstico empresarial é muito importante para a análise de desempenho da sua empresa nos mais variados aspectos. Com a identificação de problemas e pontos positivos nos processos internos da empresa, é possível traçar um caminho a ser seguido no seu planejamento estratégico, de forma a tornar o empreendimento mais forte e mais preparado para as exigências do público.
Quer saber mais sobre o que é diagnóstico empresarial, qual a sua importância para as organizações e como fazer este processo de uma forma precisa em sua empresa? É sobre tudo isso que vamos tratar neste artigo!
Afinal, o que é um diagnóstico empresarial?
Diagnóstico empresarial nada mais é do que uma avaliação interna dos processos na empresa, em todos os aspectos que envolvem o controle de estoque, vendas, parte operacional, marketing, controle financeiro, gestão de pessoas, dentre outras importantes questões no cotidiano do empreendimento.
A realização de um diagnóstico empresarial visa identificar possíveis fraquezas do negócio, como por exemplo: falta de lucratividade na empresa apesar do alto faturamento, um atendimentopós-vendas ineficaz, gastos maiores do que as despesas, desorganização no controle de estoque, estratégias de marketing ineficientes, dentre outros aspectos.
Essa identificação se dará a partir de uma série de levantamentos objetivos sobre a situação interna do negócio. Realizar este processo faz com que você possa planejar soluções para a sua empresa a partir de situações que realmente estão comprometendo o negócio, sem perder tempo com questões de pouca importância.
A partir de um diagnóstico empresarial, você possui um melhor entendimento dos processos internos de sua empresa e possui um direcionamento a ser seguido na implementação de novas ações e estratégias para corrigir os problemas e tornar seu negócio mais forte no mercado.
Quais os benefícios do diagnóstico empresarial para a sua micro ou pequena empresa?
O diagnóstico empresarial pode ser extremamente positivo para a sua micro ou pequena empresa. Especialmente se você ainda não possui um total domínio sobre as suas atividades e sobre os indicadores de desempenho, sobretudo por ainda se tratar de um estágio bastante inicial do negócio.
A realização de um bom diagnóstico pode auxiliá-lo a entender de fato quais são os aspectos mais importantes que envolvem a gestão do seu empreendimento. Em muitos casos, os empresários não definem adequadamente quais são os fatores prioritários na administração de suas empresas, e com isso acabam gerando gastos que poderiam ser evitados, comprometendo assim o orçamento empresarial.
Muitas empresas até fazem uma avaliação geral de seus processos internos, mas sem uma análise aprofundada de todos os setores, fica muito mais difícil identificar as causas de determinado problema. O diagnóstico empresarial, portanto, possibilita essa visão mais específica e aprofundada dos processos de gestão.
Essa metodologia de avaliação também permite que você possa comparar o desempenho de sua empresa com ela própria, a partir da análise de outros períodos, e a partir de então verificar se houve crescimento ou queda de produtividade, dentre outros aspectos.
Com essa análise, é possível verificar se existe viabilidade financeira para a realização de novas estratégias e se há possibilidades de crescimento e expansão do negócio.
Como fazer um bom diagnóstico empresarial?
Além de englobar todos os setores de sua empresa no processo de diagnóstico empresarial, é preciso identificar de fato, que aspectos devem ser realmente analisados em cada um dos setores. Que perguntas devem ser respondidas para avaliar cada um deles? Ter isso em mente é essencial para a realização de um bom diagnóstico.
Existem várias ferramentas para se realizar este processo de análise. Uma medida essencial e até mesmo imprescindível para manter a estabilidade da empresa é fazer um rigoroso controle do fluxo de caixa, registrando todas as movimentações de entrada e saída de caixa.
Fazendo este controle, é possível enxergar com muito mais clareza de onde vem todas as receitas da sua empresa e para onde vão os gastos e as despesas. Portanto, um bom controle do fluxo de caixa ajuda a identificar possíveis fatores que levaram a empresa a situações de prejuízo financeiro.
O método de avaliação aplicado no processo de análise FOFA, que conforme a sigla, é voltada para a identificação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a sua empresa, também é uma ótima alternativa, a medida em que a partir destes 4 fatores, se possui não só uma visão interna da empresa, mas também uma análise da concorrência e de seus possíveis diferenciais.
Veja um modelo dos principais fatores a serem analisados no processo de diagnóstico empresarial:

  • Estratégias a serem adotadas a um curto, médio e longo prazo;
  • Indicadores financeiros, como margem de lucro, DRE e fluxo de caixa. Para um bom gerenciamento deste processo, é recomendável a utilização de um bomsistema de controle financeiro;
  • Ferramentas de marketing utilizadas, como mídias sociais;
  • Processos de recrutamento e seleção de profissionais;
  • Treinamentos corporativos e retenção de talentos;
  • Logística;
  • Produção;

  • A importância da consultoria empresarial neste processo
    Você, como gestor do negócio, pode fazer por conta própria o diagnóstico empresarial interno e integrar todos os setores de sua empresa neste processo, de forma a procurar diferentes visões a respeito das fraquezas e pontos fortes da empresa nos mais variados aspectos e encontrar soluções.
    Entretanto, fazer essa análise sem o auxílio de uma empresa especializada em consultoria empresarial, pode tomar muito tempo de toda a sua equipe, que sendo assim, pode acabar deixando um pouco de lado as questões principais do negócio. Por isso, é totalmente recomendável terceirizar este serviço. Um serviço de consultoria empresarial pode trazer ainda outras vantagens para a sua empresa no processo de análise de desempenho:
    Opiniões externas
    Com o diagnóstico sendo realizado por uma empresa especializada, é possível ter uma visão diferenciada e imparcial a respeito da sua empresa. Além disso, uma consultoria empresarial pode trazer novas ideias para resolver problemas antigos.
    Acompanhamento de resultados
    Realizar um diagnóstico empresarial com a sua equipe interna pode até ser benéfica para a identificação de possíveis problemas e para engajar os seus colaboradores em torno do crescimento empresarial. Entretanto, este processo não é garantia de um acompanhamento recorrente para verificar se as novas estratégias que forem adotadas estão de fato solucionando os problemas encontrados. Além da identificação dos problemas, uma empresa de consultoria empresarial presta um contínuo acompanhamento das ações planejadas e possui um foco específico na melhora de resultados.
    Fonte: Jornal Contábil

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