A segurança do trabalhador dentro do ambiente de trabalho é um fator primordial para um bom desenvolvimento da empresa, entretanto, mesmo com tamanha importância, muitas vezes a segurança é colocada de lado pelos gestores que tem o intuito apenas de serem remunerados ao final do mês.

Com tamanha irresponsabilidade das empresas com o trabalhador, será que é obrigatório o kit de primeiros socorros? Ou as empresas estão corretas de não se importarem com a sinalização?

Para essa e outras perguntas, dedicamos o post de hoje que tem como objetivo, entender mais do assunto e tirar as dúvidas dos nossos leitores.

O que é o kit de primeiros socorros e para que serve?

kit de primeiros socorros, é um item que tem como principal objetivo ajudar a tomada de decisão do funcionário para com o outro, diante de circunstâncias onde o atendimento e a usabilidade dos primeiros socorros é manter os sinais vitais da vítima (funcionário) para que não ocorra complicações até o momento em que o atendimento profissional chegue e execute as funcionalidades de forma correta.

O que é obrigatório ter em um kit de primeiros socorros?

Encontrados para venda nos principais postos de saúde como farmácias e lojas especializadas, o kit de primeiros socorros tem um modelo bastante tradicional, entretanto, é importante que a própria empresa monte o seu, encontrará os itens necessários no PCMSO assim, ficará mais fácil cuidar das necessidades dos funcionários que exercem tais funções ali, que podem diversificar variando os setores.

Em um kit de primeiros socorros, obrigatoriamente deve-se ter:

 Kit De Primeiros Socorros Na Empresa
  • Algodão;
  • Máscara facial;
  • Luva de procedimento cirúrgico (descartável);
  • Óculos de proteção;
  • Gaze;
  • Atadura de Crepom de 20 cm;
  • Pinça;
  • Curativo adesivo (tipo band-aid);
  • Esparadrapos;
  • Bolsas térmicas, quentes e frias;
  • Talas;
  • Tesoura de ponta redonda
  • Álcool;
  • Água oxigenada;
  • Frasco de Soro Fisiológico;
  • Sabão liquido bactericida;
  • Cotonete;
  • Povidine Pequeno.

Obs.: Outros itens conforme determinação do médico coordenador do PCMSO.

Assim, como existem os itens obrigatórios dentro dos kits de primeiros socorros, existem alguns que também, de forma obrigatória, não devem se fazer presentes, a grande maioria está voltada para anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros remédios.

É obrigatório o kit de primeiros socorros na empresa?

Segundo a lei que consta na NR-7.5.1 do Ministério do Trabalho e Emprego, é obrigação da empresa manter um kit de primeiros socorros, que contenha o material necessário para as primeiras tentativas de manter o funcionário vivo ou estável.

O que irá constar dentro deste kit está diretamente ligado com as características diretas do qual as atividades estão sendo exercidas para aquele ambiente, está descrito no PCMSO.

É importante salientar aqui que não somente empresas de grande porte devem ter esse aparato de proteção para o seu funcionário, mas todas as empresas têm a obrigação de ter o kit de primeiros socorros, sendo ela também de pequeno ou médio porte.

De fato, para que corra dentro dos conformes, o funcionário necessita saber onde está o item quando precisar, por essa razão, ele deve ficar em um local onde todos os funcionários tenham acesso fácil.

O funcionário precisa de treinamento para utiliza-lo?

Não é necessário que todos os funcionários saibam como utilizar o kit de primeiros socorros, mas sim, pelo menos um integrante de cada setor, seja treinado para utilização dos itens que constam dentro do kit de primeiros socorros.

Outro treinamento que deve ser estimulado pela empresa é o SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, onde poderá ter palestras ensinando as maneiras corretas de se portar diante de acidentes internos.

Porém, é importante salientar para o trabalhador que, caso ele se comprometa a assumir esse papel dentro da empresa e do seu setor, ele terá treinamento adequado para isto, e não poderá se negar a prestar os primeiros socorros para qualquer funcionário que necessite.

Conclusão

Podemos concluir então que o kit de primeiros socorros é o tipo de segurança básica instituído pela empresa, que tem como obrigação obter nos ambientes e setores específicos de trabalho.

Sendo um modelo simples, mas direto na proteção do trabalhador, esse kit pode ajudar caso ocorra algum tipo de acidente e que derive de ajuda.

Assim como já mencionamos anteriormente, a empresa não precisa seguir um padrão de itens que devem constar nesse kit de primeiros socorros, mas necessita ter pelo menos os itens básicos que estão descritos no PCMSO.

Fonte: segurancadotrabalhosempre.com

Veja Também

Atualização dos valores de imóveis no Imposto de R... O projeto original incluía no benefício as pessoas jurídicas não tributadas com base no lucro real e usava como referência o valor do imóvel em Ufir (...
Cinco passos para iniciar um novo negócio com segu... Empreender é uma tarefa difícil. Além de todos os percalços envolvidos na atividade empresarial, alguns próprios do modelo econômico brasileiro, há ...
O IMPOSTO DE RENDA ESTÁ PESANDO NO BOLSO? VEJA ALG... O imposto de renda da pessoa física (IRPF) é um dos tributos que mais pesam sobre a classe média brasileira. Até 27,5% do rendimento ficam com o leão....
As cinco estratégias favoritas dos ricos para sone... A multa de mais de US$ 2,5 bilhões imposta ao banco Credit Suisse, acusado de ajudar milionários americanos a sonegar impostos, evidenciou uma trama c...
ILEGALIDADES NA TRIBUTAÇÃO DE SOFTWARES O Conselho de Política Fazendária (Confaz) publicou, em outubro de 2017 o Convênio ICMS nº 106, com o objetivo de disciplinar os procedimentos de cobr...
Pequenos negócios sofrem para se adaptar ao eSocia... De acordo com ele, hoje, para admitir um funcionário, "99,9%" das pequenas empresas primeiro ele começa a trabalhar e depois o contratante informa os ...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta