A capacidade contínua de inovar coloca as empresas em destaque
Um dos pontos fortes de uma empresa deve ser a inovação. O conceito precisa permear todas as áreas e ações e ir além do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Deve envolver novos modelos de negócio, processos, mercados, meios de competir e cooperar com o meio ambiente e novas formas de atender aos anseios dos clientes.
A inovação precisa estar no DNA das organizações e no cotidiano dos colaboradores. Dela devem partir estratégias de investimentos.
Esse comprometimento com a inovação rege o desenvolvimento, o destaque e a sobrevivência das empresas. O mundo está muito competitivo, as descobertas tecnológicas crescem, os clientes estão mais exigentes e a sustentabilidade é uma prioridade.
O conceito de inovação é muito amplo e o seu diferencial é agregar valor em todas as áreas, especialmente no produto final. Isso precisa fazer sentido para toda a cadeia produtiva. Se for válido apenas para um lado, não se sustentará. Muitas organizações são comprometidas e investem em pesquisa, desenvolvimento e qualidade e nos inspiram, como a Apple, pois antecedem expectativas dos clientes.
Essa realidade pode ser confirmada em diferentes pesquisas que apresentam quais são as companhias inovadoras, líderes em tecnologias e pioneiras. Um dos setores que mais investe na área no Brasil é o bens de capital. É preciso estudar cenário, entender necessidades, identificar tendências, ouvir clientes, assumir riscos.
O maior desafio das empresas sobre a inovação é o risco assumido ao sair à frente do mercado. A velocidade de produção e de lançamentos, com testes específicos e abrangentes, eliminando o impacto negativo, devem ser considerados.
A melhor estratégia de negócio será sempre capacidade contínua de inovar. Esse é o caminho! As vantagens são inúmeras e colocam as empresas em um patamar de destaque.
carla.medeiros@agenciaideal.com.br
Presidente da CNH Industrial para a América Latina
Vilmar Fistarol
DCI
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