Impontualidade nossa de cada dia

Compartilhe nas redes!

É imensurável o tempo que desperdiçamos. E perdemos em produtividade

Se você é uma pessoa que, como eu, tenta ser pontual no seu dia a dia, certamente, possui muitos motivos para se irritar aqui no Brasil. Provavelmente, você é sempre um dos primeiros a chegar nas reuniões ou outros compromissos, sejam eles profissionais ou pessoais, procura não reclamar e quando manifesta o seu aborrecimento, quando a recorrência de situações com as mesmas pessoas se torna insuportável, ouve críticas e comentários do tipo “calma, você anda muito estressado.

Relaxa! Para que tanta pressa?”. Se como eu, você já tem mais de cinco décadas de jornada neste plano e, em especial neste país, já desenvolveu mecanismos para tentar fazer destes tempos de espera, pelo menos, algo um pouco produtivo.

Talvez você aproveite para responder mensagens, acessar uma rede social, ler ou mesmo escrever (quem sabe, um artigo como este ou qualquer dentre tantas coisas possíveis). Sim, com certeza, encontrou um jeito de sobreviver, pois, é você e eu que temos que mudar e não a maioria em volta, diria o senso comum. Afinal, ser pontual é um problema nosso. Os incomodados que se mudem. Ou se adaptem, não é mesmo?

O que não é só problema nosso são os efeitos, desta, digamos, característica de nossa personalidade como país. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil ocupa um dos últimos lugares em produtividade.

Está na 11ª posição entre 12 países pesquisados. Somos assim tão atrasados? Não, somos improdutivos. E pior: não apenas no setor econômico, mas em todos os campos da vida.

Para compensar, gastamos muito mais horas no que classificamos como “tempo de trabalho”, em que costumam estar incluídos os deslocamentos, cafezinhos, paradas para o cigarro ou um lanche, bate-papos, conversas preliminares (sem as quais nenhuma reunião começa no Brasil) e outras incontáveis formas de matar o tempo e, assim, nos enganarmos, pensando que estamos trabalhando em demasia, já que saímos cedo de casa e só voltamos tarde.

Comparando com o americano típico que larga o batente às 17h, janta às 18h e está livre à noite para a família, um show ou cinema, ou simplesmente, para dormir cedo, a nossa vida parece por demais sacrificada.

É imensurável o tempo que desperdiçamos. É incalculável o tempo que perdemos por causa do desrespeito dos outros pelo nosso tempo ou de nós mesmos pelo tempo dos outros. Como não produzimos bem no tempo devido, o trabalho e o seu entorno ocupam muito mais de nossa vida do que deveriam. Nossos outros papéis (familiar, conjugal, pessoal, transcendental) ficam em segundo plano.

Como precisamos ter todos estes pratos equilibrados, vivemos a permanente sensação de que não tem jeito, e que o melhor é relaxar e deixar que a vida, como diria o Zé Pagodinho, nos leve. Ao contrário disso, o filósofo japonês Mokiti Okada coloca: “para conhecer o grau de sinceridade de uma pessoa, observo se ela é pontual em seus compromissos”.

Parece pouco, mas não é. A sinceridade, que não deve ser confundida com franqueza, está relacionada a tentar fazer o que se fala e tentar falar o que se faz.

Ou seja, dar valor à própria palavra, mesmo em coisas simples, como um horário combinado. A impontualidade é muito mais cara do que parece e pagamos todos nós por isso, mesmo pessoas como você ou eu.

juliosampaio@consultoriaresultado.com.br

Julio Sampaio – Sócio da ResultadoConsultoria

http://fenacon.org.br/noticias/impontualidade-nossa-de-cada-dia-537/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+20+de+abril+de+2016

Classifique nosso post [type]

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Holding patrimonial e tributação

Holding patrimonial e tributação aborda questões relacionadas à compra e venda de imóveis e sua implicação tributária. Quando outros fatores se somam, como o imóvel ser

Recomendado só para você
1. A 5ª Vara Federal do Distrito Federal, nos autos…
Cresta Posts Box by CP