IR 2011: último dia para declarar. Tenha um Plano B para evitar problemas

Congestionamento
Com tanta gente acessando o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ao mesmo tempo, muitos contribuintes correm o risco de encontrar a página congestionada e de não conseguir declarar o seu imposto.
O que fazer, então, se o prazo está se esgotando? Quem planeja esperar que a maioria dos contribuintes envie a sua declaração, para só no final da noite tentar a sua vez, deve mudar de ideia. O sistema tende ficar lento e deixar para a última hora pode ser arriscado.
Plano B
A alternativa é esquecer a internet é tentar a única opção restante: a declaração por meio de disquete. Mas é preciso se planejar, porque o horário de entrega dessa modalidade de envio é outro.
Caso opte pelo disquete, o contribuinte precisa baixar o programa também no portal da Receita, preencher os campos solicitados e gravá-lo no disquete. Feito isso, basta entregá-lo em alguma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, seguindo o horário bancário, que pode mudar de um lugar para outro.
Pela internet, é possível cumprir com a obrigação até as 23h59min59seg deste sexta-feira. Quem não declarar dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Fonte: Infomoney

29/04/2011