Os 3 capitais essenciais de uma empresa de sucesso

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Fala-se muito em inovação, mas resiste-se às mudanças, verbalizamos a importância das pessoas e do clima na empresa, mas continuamos presenciando uma deficiente gestão das emoções. Quando pressionadas, as pessoas tornam-se mais punitivas e menos produtivas. A vantagem competitiva citada por Thomas Stewart no início deste artigo só se torna efetiva quando investimos na realização pessoal e profissional de nossos talentos!
O consultor inglês Stanton Marris propõe que para criar energia emocional uma empresa deve seguir cinco passos:
1. Ser aberta com respeito à posição atual e à estratégia compartilhando-as com todos.
2. Ser receptiva, solicitando apoio, ideias e colaborações de todos os envolvidos no negócio.
3. Dar liberdade e autonomia aos colaboradores para tentarem coisas novas.
4. Apoiar constantemente todas as iniciativas de valor reconhecendo os avanços conquistados.
5. Manter o foco em avaliação e ajustes necessários para dar continuidade ao processo de evolução.
Se desejamos que as pessoas nos deem o melhor de si, precisamos dar a elas as condições de qualidade de vida e felicidade no trabalho que as permita manterem-se motivadas e produtivas. Respeito, reconhecimento e incentivo são as três palavras-chave neste contexto. Precisamos nos dedicar a criar um clima altamente positivo em nosso ambiente e relações de trabalho, incentivando as conquistas coletivas, a sinergia e o compartilhamento de desafios, vitórias e responsabilidades.
Devemos procurar manter as organizações horizontais e acessíveis, o­nde todos podem se comunicar com todos, nada de burocracias e hierarquias na comunicação. Se queremos comprometimento temos que envolver as pessoas!
Administrando as emoções, alimentamos o capital emocional, favorecemos o capital intelectual e oferecemos as melhores condições para um ambiente ético e produtivo.
O orgulho de pertencer a uma empresa continua sendo a mais fantástica conquista quando tratamos do capital humano. Se desejamos encantar nossos clientes devemos começar encantando nossos colaboradores, fornecendo a eles um conjunto de razões nobres para sentirem este orgulho de pertencer à nossa empresa e sonhar conosco um sonho coletivo!
Por Carlos Hilsdorf: economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero, e do sucesso 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira. Referência nacional em desenvolvimento humano.
Fonte: Administradores.com.br
04/05/2011

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