O diretor comercial da Artsoft Sistemas , Marcos Leite, explica na entrevista abaixo sobre a importância das soluções de gestão ERP (Enterprise Resource Planning), plataformas de software que integram todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema, no universo das pequenas empresas. Marcos Leite também comenta sobre o peso que tem a escolha de um gestor na implantação e no monitoramento das soluções de gestão.

Desenvolvedora nacional de solução de gestão empresarial, como a Família Fenícia; e representante da linha Business One, da Sap, a Artsoft Sistemas fornece solução para indústria e comércio.

Em sua opinião o que é preciso uma pequena empresa entender para adotar um programa de gestão empresarial?

Marcos Leite – É necessário perceber que um sistema de gestão integrada é um investimento, pois reflete positivamente em todos os aspectos empresariais proporcionando maior controle e eficiência em todos os processos.

Todas as pequenas empresas que buscam crescimento precisam implantar um sistema ERP?

M.L -Sem dúvida. O sistema ERP é uma ferramenta que integra as operações da empresa, automatizando processos, reduzindo retrabalho e garantindo a unidade de informações, deixando-as disponíveis para consultas em tempo real facilitando, assim, a tomada de decisões.

Conforme uma empresa cresce, seus processos, controles e atividades se tornam mais complexos, com mais variáveis e recursos a serem administrados implicando em um maior risco de operação e gestão. Se o gerenciamento não for eficaz, pode levar uma empresa ao colapso. E a ferramenta ideal para um gerenciamento eficaz é o ERP.

É possível customizar um sistema ERP?

M.L- Sim, customizar faz parte da entrega de serviço de uma aplicação ERP. Essas customizações permitem uma melhor aderência e uma personalização das rotinas para cada tipo de negócio.

Hoje as pequenas empresas já compreendem a importância da figura do gestor quando adotam um sistema de gestão ERP?

M.L – Nem todas as empresas entendem a importância da figura do gestor, independentemente de seu porte. O acompanhamento da implantação feito por um gestor reduz custos, otimiza tempo, agiliza o processo de implantação do sistema, reduz a frequência de atendimentos de suporte, entre outros benefícios. Em resumo, o gestor pode representar o sucesso ou o fracasso de uma implantação.

No caso da Artsoft, quais os compromissos que costumam ser estabelecidos entre os gestores para que haja uma boa comunicação?

M.L -Todas as ações e decisões do projeto são compartilhadas com o gestor. Ele recebe uma carga de certificação que o permite não só acompanhar, mas também ajudar efetivamente o processo de implantação.

A Artsoft oferece a seus clientes um aprofundamento no sistema ERP por meio de cursos que oferece em sua universidade. O que isso representa?

M.L -Maior agilidade na implantação do sistema e maior autonomia do cliente na utilização integral da solução. O sucesso de uma implantação está diretamente relacionado ao grau de envolvimento do cliente para com o sistema, ou seja, quanto maior o conhecimento da solução adquirida o cliente tiver, maiores são as chances de sucesso desta implantação. Paratanto, a metodologia de implantação desenvolvida pela Artsoft Sistemas necessita da figura do gestor do projeto indicado pelo cliente para acompanhar todo o processo de implantação e manter o pleno funcionamento do sistema na pós-implantação. É, também, fundamental que o gestor seja certificado nos cursos da Universidade e que os usuários-chave façam, pelo menos, os cursos relacionados às suas áreas. Essa integração entre as áreas de Consultoria e Universidade trouxeram maior assertividade para as implantações feitas pela Artsoft Sistemas, o que reflete em um maior grau de satisfação do cliente para conosco.

Fonte: Revista Incorporativa
30/05/2011

Veja Também

Comunicação Interna incentiva integração de profis... Para o publicitário Ed Coelho, diretor de Arte da LINK Portal da Comunicação, empresa que presta serviços de comunicação integrada, “despertar o inter...
BOLSONARO VETA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS PARA MEIS, ... TEXTO PREVIA CRIAÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE REFIS COM CONDIÇÕES MAIS VANTAJOSAS PARA AQUELES QUE TIVERAM MAIORES QUEDAS DE FATURAMENTO DURANTE A PANDEMIA....
Contratos intermitentes de trabalho avançam e cheg... Um terço das ocupações do mercado formal já usou o emprego intermitente, embora o número de vagas geradas nesse tipo de contrato -criado pela reforma ...
A importância do planejamento tributário para o de... A atual crise vivida no país tem afetado em menor escala micros e pequenas empresas, mesmo assim o impacto gerado por essas empresas na economia são m...
Antes de multar, fiscalização deve orientar Lei determina que as micro e pequenas empresas não sejam autuadas quando a infração for constatada pela primeira vez, mas fiscais do Ipem estão multan...
A diferença entre Markup e Margem de Lucro Os conceitos de Markup e Margem de Lucro são muito importantes para qualquer empresa, e dominar tais conceitos pode ser um importante diferencial para...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta