Jota Contábil

5G Industrial: quais as vantagens dessa tecnologia e por que se tornou o turbo da Indústria 4.0 no mundo?

O 5G é capaz de atender a demanda da indústria, diferente dos seus antecessores, ao permitir um salto em direção às fábricas predominantemente autônomas. Entenda!

Blog 5 - Jota Contábil

O 5G nada mais é do que a quinta geração de redes móveis, a evolução da banda larga sem fio. Com ele, será possível o aprimoramento das telecomunicações — principalmente de dados, e a interconexão da IoT será uma realidade.

Isso porque o 5G promete uma enorme largura de banda na gama de Gigabit (internet ultrarrápida), a qual representa a capacidade de ações em tempo real ou números elevados de participantes ao mesmo tempo, com confiabilidade e segurança extremamente altas.

Apesar de fazer parte da realidade nacional somente neste ano e estar presente apenas em 17 dos 27 estados brasileiros, o modelo 5G vem animando as indústrias do país. São organizações preocupadas em estar à frente no cenário digital, para garantir uma posição de destaque no mercado — já que o 5G Industrial é considerado o pilar da Indústria 4.0.

E ainda é preciso levar em consideração os efeitos financeiros que esse salto tecnológico representa. De acordo com um estudo realizado pela Nokia e pela consultoria Omdia, a implementação do 5G deve resultar num ganho econômico de US$ 1,2 trilhão para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, até 2035.

O motivo fala por si só.

  • Somente o 5G é capaz de atender a demanda da indústria, diferente dos seus antecessores, ao permitir um salto em direção às fábricas predominantemente autônomas.

Um enorme passo que se deve ao elevado nível de flexibilidade, versatilidade, utilidade e eficiência do 5G Industrial. Características fundamentais para colocar em prática a indústria do futuro e as fábricas inteligentes, desde a produção, passando pela logística e chegando ao consumidor final.

AS VANTAGENS

Já vimos que a chegada do 5G é sinônimo de uma verdadeira transformação digital para o setor produtivo. Para entender melhor, podemos dizer que o 5G Industrial, quando comparado com os modelos de conexão anteriores (3G e o 4G), permite um amplo leque de serviços.

E são muitas as vantagens, como:

• Velocidade: trata-se de uma rede de alta velocidade de comunicação, com diversas vias paralelas, o que representa 20 vezes mais do que o 4G;
• Latência: significa o tempo entre a saída de um pacote de dados da máquina e o início da resposta no servidor de destino, e é de apenas milissegundos. Ou seja, uma resposta praticamente em tempo real;
• Conectividade: permite grande quantidade de dispositivos em uma área (alta densidade);
• Eficiência energética: baixo consumo de energia na rede e nos dispositivos, com cerca de 90% de economia;
• Redução de custos: com a escalada da rede, espera-se uma redução nas despesas de capital (CAPEX) e nas despesas operacionais (OPEX) dos serviços móveis;
• Novos serviços: com tudo isso, teremos dados em alta definição, assim como a comunicação de máquina para máquina (M2M), localização e computação em nuvem.

POR QUE IMPORTA?

Dessa forma, vemos que o 5G representa o futuro para a Indústria 4.0. Tudo isso a partir de uma rede mais estável, com inúmeros equipamentos e dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem provocar falhas ou comprometer a eficiência dos processos.

Um caminho ideal para garantir produtos de qualidade constante, que serão fabricados com muito mais velocidade e valores reduzidos. Sem esquecer, é claro, da segurança, pois a rede 5G Industrial sustenta protocolos avançados e que dificultarão o vazamento das informações e a invasão dos sistemas.

Já te adianto: fique atento aqui na StartSe. Semana que vem vou trazer o tema “Por que apostar em uma rede privada 5G?” – claro, com cases práticos da Nestlé e da Siemens. Nos encontramos?

*Este artigo não representa a opinião da StartSe; a responsabilidade é do autor.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile