Sua empresa costuma ficar com pouco dinheiro e você tem dificuldades para pagar as contas? Então, você tem um problema de plano de fluxo de caixa. E a melhor forma de corrigir isso é implementando uma boa gestão financeira.
Porém, se você não conseguiu descobrir uma maneira de manter um fluxo de caixa contínuo, aqui estão várias ideias que podem ajudá-lo a melhorar a sua gestão financeira. Confira!
7 dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa
1. Dê uma olhada em suas despesas atuais em seu plano de fluxo de caixa
Vamos começar por uma dica que pode parecer um tanto óbvia, mas faz toda a diferença: avaliar o fluxo de caixa para cortar despesas desnecessárias.
Para muitas empresas, o fluxo positivo é um dos maiores obstáculos. Contudo, os empresários costumam notar isso somente quando começa a faltar dinheiro para pagar o salário dos funcionários ou o aluguel.
Se você deseja evitar isso, é importante ficar atento às despesas atuais: fornecedores, assinaturas, custos fixos, gastos operacionais, salários e tudo mais que sai do caixa da sua empresa. Certamente, existem muitos custos que podem ser cortados ou reduzidos.
2. Esforce-se para criar uma reserva de emergência
Depois de garantir um fluxo de caixa positivo, você pode se esforçar para guardar uma parte da sua receita semanal em uma reserva.
Se você buscar 5% de liquidez em seu plano de fluxo de caixa, poderá estocar dinheiro. Dessa forma, se ocorrer alguma despesa inesperada, você pode estar pronto – ou se houver uma desaceleração na receita, você pode se proteger.
3. Tente converter clientes em um modelo de assinatura
Você tem toneladas de dinheiro entrando durante algumas partes do ano e praticamente nada em outras estações? Seu plano de fluxo de caixa pode ser mais forte e saudável se você puder distribuir esse dinheiro de maneira mais uniforme ao longo do ano.
A solução encontrada por muitos empresários é converter os clientes em um modelo de assinatura. Em vez de fazer vendas pontuais, tente manter seus clientes realizando pequenos pagamentos ao longo do ano inteiro.
Caso isso não seja possível, planeje-se para usar o dinheiro dos períodos de alta ao longo de todo o ano. Dessa maneira, você não passa por apertos financeiros nos meses de baixa nas vendas.
4. Seja cauteloso com as dívidas
Outra grande dica para a gestão financeira de um negócio é manter cautela em relação às dívidas. Sabemos que todas as empresas podem encarar situações de endividamento em algum momento – mas, mesmo nessas situações, é possível minimizar os custos.
Por exemplo, em vez de atrasar o pagamento da fatura do cartão de crédito ou deixar de recolher impostos na data certa, pode ser mais vantajoso buscar um empréstimo bancário ou antecipar o recebimento de clientes. Assim, você paga menos juros e multas.
5. Contrate com cuidado
Os gastos com folha de pagamento estão entre as principais despesas das empresas, certo? Por isso, a gestão financeira está intimamente relacionada com a contratação de funcionários.
É fundamental tomar cuidado para não contratar profissionais muito rápido. Uma folha de pagamento crescente pode prejudicar o fluxo de caixa de qualquer empresa. Em vez de cair na tentação de contratar para estimular o crescimento, deixe que o seu crescimento alimente suas contratações.
6. Dê uma boa olhada em como sua empresa está operando
Se você deseja manter uma saúde financeira em longo prazo, há três componentes principais nos quais você pode se concentrar: o tempo que você gasta procurando trabalho, o tempo que você gasta no trabalho real e o tempo que você gasta coletando o pagamento pelo seu trabalho.
Se sua empresa é realmente boa no que faz, é provável que você não esteja tendo problemas para realizar seu trabalho. Entretanto, procurar leads e coletar receita pode ser outra história.
Existem muitas empresas que passam muito tempo trabalhando e pouco tempo procurando novos projetos, o que significa que, mais tarde, uma vez que sua sequência ocupada termine, você e seus funcionários podem ter muitas horas vazias e, eventualmente, contas bancárias vazias para encher.
E, enquanto muitas empresas de varejo e serviços são compensadas na hora por produtos ou serviços, muitas empresas trabalham com crédito ou esperam por faturas. Essa é uma área que também pode atrapalhar os empreendedores. Se você leva muito tempo para receber o pagamento dos seus clientes, seu fluxo de caixa pode sair prejudicado.
7. Conte com a ajuda de especialistas
Por fim, você pode melhorar a gestão financeira do seu negócio com a ajuda de profissionais que têm expertise no assunto – como os especialistas da Jota Contábil.
A Jota Contábil é uma assessoria contábil fundada em 1969, na cidade de Itatiba/SP. Atendemos liberais, empresas nacionais e multinacionais. A competência de nossos gestores e profissionais, com atualização constante, faz de nós uma empresa sólida, com diversificada carteira de clientes na região.
Oferecemos suporte de qualidade, sendo mais que um escritório de contabilidade. Assumimos o papel de consultores, ajudando os negócios de nossos clientes a crescerem, por meio de uma contabilidade consultiva e digital.
Seguimos de mãos dadas com a tecnologia para melhorar nossa entrega e medirmos resultados. Ajudamos na gestão das necessidades fiscais, contábeis, trabalhistas e societárias.
Você gostou das dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa? Quer conhecer melhor os serviços da Jota Contábil? Então visite o nosso site!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!