Veja o que é necessário para estruturar um negócio infalível
Empreender é tomar risco. Sair da zona de conforto e buscar as melhores estratégias dentro do seu negócio. É ler, fazer benchmark e se propor a ser um lifelong learner, ou seja, sempre buscar por conhecimento. Além disso tudo, algo é fato: qualquer dono de empresa deve ter um “quê” de vontade de se desafiar.
Essas características se destacam entre os brasileiros e os números comprovam: em 2020, o Brasil conquistou a quantidade de 20 milhões de CNPJs ativos, sendo que desses, cerca de 90% são microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Pois é… Muita gente. Mas vale lembrar, nem todos prosperam justamente pela falta de planejamento. Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levanta informações importantes sobre o mercado como clientes, concorrentes e fornecedores – algo essencial para prever incertezas no meio do caminho.
Portanto, além de todo o perfil empreendedor que traçamos no primeiro parágrafo, é preciso ter organização — e o plano de negócios é o ponto de partida primordial para isso.
MAS AFINAL, O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?
Basicamente: uma folha, um documento, uma anotação (que seja!) que responda às seguintes perguntas: vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?
Nele, você deve registrar toda a proposta de desenvolvimento da sua empresa – e através disso, você conseguirá identificar os custos de implementação e reduzir riscos que possam impedir o crescimento sustentável da sua organização.
Além disso, ele vai te ajudar a mapear todos os próximos passos da sua empresa, como um guia; ou mesmo um orientador prático para tomar decisões importantes.
POR QUE O PLANO DE NEGÓCIOS É IMPORTANTE PARA A MINHA EMPRESA?
Ao escrever o seu plano, você conseguirá definir qual o tamanho do seu negócio – o que envolve quantidade de pessoas, orçamento, estrutura e produto. Além disso, você saberá compreender qual o nível de competitividade da nova empresa no mercado, se a ideia em questão é realmente interessante; e o mais importante: se tem público (ou não) para isso.
Vamos à prática! Veja 9 passos importantes para construir um plano de negócios – de acordo modelo Business Model Canvas
Proposto pelo teórico de negócios sueco Alexander Osterwalder, em 2008, o Business Model Canvas consiste em um mapa visual, dividido em 9 partes, que auxilia a desenhar modelos de negócios novos ou que já existem. Confira:
1- CRIE UMA PROPOSTA DE VALOR
Defina o que a sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.
2- FAÇA UMA SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES
É o momento de entender qual o público-alvo que sua organização deseja atingir. Você vai focar em uma persona específica? Se sim, em qual?
3- DECIDA OS CANAIS
Aqui você determina quais são os canais de comunicação que você vai utilizar para criar um relacionamento com os seus clientes.
4- DEFINA COMO SERÁ O RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Neste item, você define a linguagem da sua empresa. Vai haver uma conversa diferente com cada tipo de cliente? Ou será o mesmo tipo de comunicação para todos? Formal ou informal?
5- DEFINA A ATIVIDADE-CHAVE
Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor
6- ORGANIZE OS RECURSOS PRINCIPAIS
Pessoas, espaço, produto; ou seja: orçamento. Quanto e o que será preciso para começar?
7- IDENTIFIQUE AS PARCERIAS PRINCIPAIS
Vai precisar envolver terceiros? Se sim, aqui é o momento de listar.
8- DEFINA AS FONTES DE RECEITA
São as formas de obter receita por meio da sua proposta de valor (ou seja, seu produto).
9- ORGANIZE UMA ESTRUTURA DE CUSTOS
São os custos necessários para que o plano de negócio possa de fato funcionar.
Fonte: Startse