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Ambiente de trabalho mais feliz? Confira 3 dicas para líderes para praticar já

Sabemos que um ambiente de trabalho saudável e feliz pode trazer mais resultados. Mas como proporcioná-lo? Confira as dicas

Se você já vivenciou uma situação de conflito ou desconforto no trabalho em que se sentiu desencorajado, desmotivado ou triste, possivelmente se recorda com detalhes sobre como tudo aconteceu. Agora te pergunto: você se recorda com a mesma intensidade de um feedback positivo? Geralmente costumamos nos lembrar das críticas e esquecer rapidamente dos elogios.

De acordo com Shawn Actor, um dos maiores especialistas do mundo em felicidade e sucesso, professor e pesquisador de Harvard, e autor do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, é necessário criar três experiências positivas para contrabalançar os efeitos de um comentário negativo. 

Quando se trata do tema “Felicidade no Trabalho”, não se trata de construir um ambiente feliz o tempo todo. No entanto, ao proporcionar um maior número de momentos que geram reflexos positivos na equipe, é possível minimizar o impacto de experiências negativas, garantindo que estas não afetem a percepção de satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho.

O QUE É A FELICIDADE NO TRABALHO?

Podemos definir a felicidade como um conjunto de emoções positivas que são geradas por meio do prazer, propósito e envolvimento. Assim como encontrar sentido na vida e nos relacionamentos contribui para a nossa felicidade pessoal, estar inserido em um ambiente de trabalho saudável e próspero, onde nos sentimos reconhecidos e valorizados, também desperta esse sentimento na vida profissional. Consequentemente, esse contexto também instiga o interesse em crescer na carreira, desenvolver habilidades e buscar novos desafios na empresa que oferece essa oportunidade.

Embora a felicidade possua um significado individual para cada pessoa, existe um caminho pelo qual o líder pode investir neste tema e impulsionar mudanças significativas. Segundo a edição do Índice de Confiança Robert Half de 2023, 94% dos entrevistados acreditam que a atuação da liderança exerce influência na satisfação da equipe com o trabalho. Portanto, é um fato inegável que não pode ser ignorado.

Ao abraçar essa responsabilidade, o líder tem a oportunidade de criar um ambiente propício à felicidade dos colaboradores, estimulando o engajamento, a produtividade e o bem-estar geral.

3 DICAS PARA CRIAR UM AMBIENTE DE TRABALHO MAIS FELIZ PARA SUA EQUIPE

Conheça três direcionadores para trabalhar este tema na sua equipe:

Pessoas trabalhando no escritório (Foto: Pexels)

1- ATITUDE POSITIVA

Ser pessimista e otimista requer o mesmo esforço. A postura adotada pelo líder possui um impacto significativo na confiança de seus colaboradores e na forma como eles lidam com desafios. O líder nem sempre será portador de uma boa notícia, portanto, a maneira como você enfrenta essas situações fará toda a diferença.

Quantas vezes você já planejou qual sentimento gostaria que a pessoa sentisse ao finalizar uma conversa com você? Fazer essa análise antecedente a uma reunião, entrevista ou conversa direta poderá te levar a ajustar sua postura diante de determinadas situações.

Seguindo essa abordagem, promover a reflexão pode trazer benefícios significativos para a equipe. Incentivar perguntas como: ‘O que despertou emoções positivas no último mês?’, ‘Quais foram os momentos positivos que ocorreram na última semana?’ ou ainda, ‘Quais foram suas conquistas pessoais recentes?’ pode gerar reflexões enriquecedoras.

2 – EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

A mesma pesquisa da consultoria Robert Half aponta que 80% das pessoas que se consideram felizes no trabalho têm como um dos principais motivos o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É importante promover e encorajar esse equilíbrio abordando questões recorrentes sobre as melhores formas de estabelecer limites saudáveis. No entanto, é fundamental lembrar que esses esforços não terão efeito se você não der o exemplo, demonstrando em sua própria conduta a importância desse equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

3 – CONHEÇA AS SUAS PESSOAS

Em um ambiente de pouca conexão entre as pessoas, torna-se difícil explorar o potencial de cada um, uma vez que seus principais desafios, fortalezas e oportunidades são pouco conhecidos. Estar presente e proporcionar momentos informais de descontração fortalece vínculos. Quanto maior a interação, maior será a integração, resultando em uma equipe mais coesa e capaz de alcançar resultados excepcionais..

Abrir espaço para o diálogo transparente sobre desenvolver o melhor ambiente possível para se trabalhar trará mudança de comportamento ao passo em que se torna o exercício de um novo hábito na rotina da equipe.

Além disso, comunicar de forma clara e constante gradualmente levará as pessoas a absorverem o zelo pelo ambiente saudável como algo que gera valor à elas e, assim, evoluir o índice de felicidade geral. Com atitude positiva, conexões mais fortes e limites estabelecidos para o balanço de vida pessoal e profissional, é possível criar uma equipe mais colaborativa, criativa e, claro, feliz.

Fonte: Startse

 

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