Ícone do site Jota Contábil

Aposentar-se pede criatividade

Mesmo quem não economizou para quando parar de trabalhar pode encontrar alternativas

Nova York, EUA. Para Phyllis Edelman, 61, levar cães para passear foi a resposta. Para Ron Walker, o negócio foi adiar a aposentadoria para os 68 anos. Para outros pode ser mudar de casa, receber hóspedes, procurar um emprego que aceite pessoas mais velhas ou transformar um passatempo em negócio.

 Nunca houve melhor momento para a criatividade dos aposentados. Muitas pessoas que se aproximam da idade tradicional da aposentadoria, 65 anos, esperam um abismo financeiro: uma, porque não têm pensão; outra, porque as economias são curtas, e o mercado de trabalho, embora não todo hostil àqueles com mais de 50 anos, também não é especialmente encorajador. E podem viver mais 25 ou 30 anos com boa saúde, caso tenham sorte.

Então o que a população entre 50 e 60 e poucos anos, sem fundo de aposentadoria ou poupança, pode fazer? O primeiro passo, dizem os especialistas no assunto, é encarar a situação financeira objetivamente – qualquer que seja ela – e começar daí. Mesmo que você não tenha economizado o suficiente, há maneiras de melhorar a situação.

“Você está numa etapa de vida em que perdeu um pouco do valor com o tempo. Como podemos otimizar seu dinheiro?”, disse Joe Ready, responsável pela área de aposentadorias do Wells Fargo. Uma das maneiras é estender sua carreira um pouco mais, por exemplo, dos 65 para os 68 anos, como Walker fez.

“Eu estava contando que minha esposa pudesse entrar para o Medicare (serviço de assistência à saúde do governo dos Estados Unidos)”, disse Walker, que fará 69 anos em setembro e deixou seu trabalho em uma agência de seguros em Fort Worth, Texas, no ano passado. Sua esposa, Sandy, fará 64 no mesmo mês. Quando Walker se aposentou, vendeu suas ações na agência, recebeu a primeira parcela, e o restante virá em pagamentos mensais por seis anos.

Walker poupa desde os 30 anos e disse que ainda guarda dinheiro, mesmo gastando com viagens. Sua decisão de atrasar a aposentadoria está se tornando um fato comum. Dos sexagenários, 82% pretendem trabalhar depois dos 65 anos ou já estão fazendo isso; desses, 18% não planejam se aposentar, de acordo com o relatório “Aposentadoria Através dos Tempos: Expectativas e Preparações dos Trabalhadores Norte-Americanos”, do Centro de Estudos de Aposentadoria Transamérica, divulgado em maio.

Das pessoas com idades entre 50 e 60 anos, 59% planejam trabalhar até depois dos 65 anos e, desses, 15% não planejam se aposentar. “As pessoas são muito práticas e vão encontrar uma maneira de ganhar dinheiro para cobrir seus déficits de poupança”, disse Catherine Collinson, presidente do Centro Transamérica.

Mas trabalhar por mais tempo está longe de ser a única estratégia para esticar o dinheiro para além dos 60 anos. Aqueles que querem continuar a viver na mesma comunidade podem se mudar para um espaço menor, aceitar um locatário ou encontrar alguém para dividir o espaço.

Local mais barato. Se isso não for suficiente, a mudança pode ser a melhor opção. Mas não para todos. Essa estratégia requer uma avaliação honesta de sua flexibilidade e disponibilidade de se desapegar, incluindo uma avaliação da necessidade de proximidade dos membros da família e da habilidade para trocar velhos amigos por novos e o familiar pelo desconhecido.

“Todos têm um sistema de valor diferente quando pensam em se mudar. O custo de vida é muito importante. É preciso escolher as áreas de que você gosta e que também tenham baixo custo de vida”, disse Chris Kahn, analista de pesquisa e estatísticas do Bankrate.com.

Quando se pensa em mudança, mesmo que a casa já esteja quitada, é preciso incluir os impostos no orçamento. “Confira a carga fiscal total. Você tem que pensar em todas as possibilidades”, ensina Kahn. Os impostos incluem o de renda, de propriedade e de venda.

Após anos em escritório, idosa escolhe ser passeadora de cães
Nova York.
Foi com a ajuda de um planejador financeiro que Phyllis Edelman definiu seu próximo passo, quando a pequena empresa em que trabalhou por mais de 11 anos eliminou sua posição, há dois anos. Quando começou a procurar outro emprego, percebeu que, apesar de ter qualificações, ficar sentada na frente de duas telas de computador, como havia feito na maior parte da sua vida profissional, não era mais o que queria fazer.
“Posso fazer tudo isso, mas será que quero pegar o metrô todos os dias? Será que quero trabalhar 40 horas por semana?”. Foi então que Phyllis aceitou um emprego na Fitness DogOn, uma empresa que leva cães para passear.
Ela agora passa de duas a três horas por dia, de segunda a sexta-feira, levando seis cães que vivem em seu bairro para passear. “Gosto de estar ao ar livre, depois de tantos anos no escritório. E é bom ganhar um pouco de dinheiro. Acho que você tem que pensar no que realmente gosta de fazer”.

Gasto nessa fase da vida não é linha reta, orienta especialista

Nova York. Em vez de pensar que precisa de 80% de sua renda durante a aposentadoria, considere seu estilo de vida. Com um planejamento cuidadoso, a porcentagem necessária pode diminuir substancialmente. “Examine bem sua situação financeira”, disse Joe Ready, responsável pela área de aposentadorias do Wells Fargo. Calcule seu patrimônio líquido, ativos e passivos. Se você se aposentar com pouca ou nenhuma dívida, vai ser mais fácil, mesmo que não tenha poupado tanto quanto esperava.
“O processo de aposentadoria não oferece decisões imutáveis”, disse Ready. O gasto nessa fase da vida não é uma linha reta. Normalmente, no início, as pessoas gastam mais com viagens e, anos mais tarde, com cuidados de saúde. Ele recomenda uma avaliação contínua de sua situação financeira.
Caso isso não tenha sido feito, os futuros aposentados podem encontrar um planejador financeiro, que é um fiduciário, ou seja, alguém exigido por lei para fazer recomendações que sejam do seu interesse, e não apenas recomendações “apropriadas”, disse Scott Faust, consultor de investimento do First Command Financial Services em Fort Worth.
Além das credenciais, bons planejadores são aqueles com quem você sente que pode compartilhar a situação. “Cada pessoa é de um jeito. Pergunte a si mesmo: O que quero fazer? Qual é meu objetivo?”, disse Robert Wesley Shannon, planejador financeiro certificado.

Brasil
Calculadora
. No Brasil, homens podem se aposentar quando a soma da idade com o tempo de contribuição dá 95. Para as mulheres, 85.

 Via – http://www.otempo.com.br/capa/economia/aposentar-se-pede-criatividade-1.1093224
Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile