As pessoas que você espera influenciar avaliarão de forma subliminar a sua credibilidade, a confiança, a empatia e a confiabilidade – e a avaliação delas será apenas parcialmente determinada pelo que você diz.
Você já parou para pensar como a sua postura afeta o que as pessoas pensam sobre você? Ou seja, a linguagem corporal afeta os resultados da liderança.
- Para você ter uma ideia, uma boa liderança tem a capacidade de inspirar e impactar positivamente as pessoas.
Ao se preparar para uma reunião importante – com sua equipe, outros líderes ou clientes – você se concentra no que dizer, memoriza pontos cruciais e ensaia sua apresentação para que pareça credível e convincente. É claro que isso é algo que você já sabe.
Mas você também sabia que as pessoas que você espera influenciar avaliarão de forma subliminar a sua credibilidade, a confiança, a empatia e a confiabilidade – e que a avaliação delas será apenas parcialmente determinada pelo que você diz?
Você sabia que o uso do espaço pessoal, dos gestos físicos, da postura, das expressões faciais e do contato visual pode aumentar, apoiar, enfraquecer ou até mesmo sabotar seu impacto como líder?
Pois agora, veja 4 dicas listadas pela especialista Carol Kinsey Goman à Forbes:
QUAIS SÃO AS DICAS DE LINGUAGEM CORPORAL NO TRABALHO?
Você causa uma boa impressão em menos de sete segundos
“Nas interações comerciais, as primeiras impressões são cruciais. Uma vez que alguém o rotule mentalmente como confiável ou suspeita, poderosa ou submissa, tudo o mais que você fizer será visto por meio desse filtro. Se alguém gosta de você, ela procurará o que há de melhor em você. Se ela desconfiar de você, suspeitará de todas as suas ações”, diz Carol.
1 – SORRIA
“Sorrir é um sinal positivo que é subutilizado pelas lideranças. O sorriso é um convite, um sinal de acolhimento e inclusão. Diz: ‘sou amigável e acessível’.”
2 – FAÇA CONTATO VISUAL
“Olhar nos olhos de alguém transmite energia e indica interesse e abertura (para melhorar seu contato visual, pratique observar a cor dos olhos de todas as pessoas que encontrar).”
3 – INCLINE-SE
“Inclinar-se para frente mostra que você está engajada e interessada. Mas respeite o espaço da outra pessoa. Isso significa que, na maioria das situações de negócios, fique a cerca de meio metro de distância.”
4 – CUIDADO COM SUA POSTURA
“Uma pesquisa da Kellogg School of Management da Northwestern University descobriu que a postura expansiva, posicionando-se de uma forma que abre o corpo e ocupa espaço, ativou uma sensação de poder que produziu mudanças comportamentais em um sujeito, independentemente de sua posição ou função real.”