Ícone do site Jota Contábil

Como abrir uma empresa sem abandonar a carreira

Confira dicas para dar conta da dupla jornada e não ser desleal com seu chefe
Envolva sua família
Mesmo que tenha funcionários, peça a ajuda de familiares. O tempo é escasso e vai ser difícil dar conta do volume de trabalho. Por isso, conte com o apoio de mais pessoas para atender telefonemas, despachar mercadorias, fazer depósitos bancários, colocar o escritório em ordem e até mesmo preparar uma refeição. Ter a contribuição de pessoas próximas e de confiança é uma boa maneira de cumprir mais tarefas em menos tempo.
Abra mão, temporariamente, dos momentos de lazer
Vai precisar esquecer as horas de lazer durante um período. Todo o tempo livre deve ser dedicado ao novo negócio, mas esteja certo de que o sacrifício valerá a pena. Será interessante fazer isso para não gastar o dinheiro que será investido e porque sentirá a necessidade de estar com a mente e o corpo descansados para o dia ser produtivo.
Mantenha o profissionalismo
Quando estiver no trabalho, foque no trabalho. Não permita que pensamentos sobre seu novo negócio o distraiam. Não falte ou saia mais cedo por causa de eventuais problemas na sua nova empresa e jamais use equipamentos da companhia em que trabalha em benefício próprio.
Cada minuto é precioso
Use o tempo no metrô, na sala de espera do consultório médico ou em aviões para ler e-mails ou colocar a leitura de documentos em dia. Se achar que esses minutinhos podem ser usados para tirar um cochilo ou relaxar um pouco, aproveite.
Seja honesto
Você deve avaliar se conta ou não para o seu chefe sobre a sua dupla jornada. Desde que não interfira no trabalho, há gestores que não se importam com o que os funcionários fazem nas horas vagas. Em muitos casos, é melhor ser honesto do que deixar o chefe com a sensação de que você está escondendo algo.
Conquiste seus próprios clientes
Se o ramo de atuação da sua nova empresa for o mesmo da companhia onde trabalha atualmente, talvez seja melhor contar ao seu chefe. Diga a verdade, fale sobre sua paixão pela área, sobre o aprendizado conquistado, sobre a oportunidade que surgiu. Agradeça a experiência conquistada e deixe claro que, apesar de atuar na mesma área, pretende conquistar seus próprios clientes. Ele pode ficar chateado no início, mas não achará que você foi desleal ou antiético.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile