Escute as preocupações das pessoas, reconheça suas emoções e demonstre que você se importa com elas. Saiba como!
Seu time costuma procurar culpados, são resistentes ou dizem que sempre foi assim? Não procuram novas soluções? Você precisa construir um ambiente de confiança antes de corrigi-los.
Sabemos que a sua vontade é dar as respostas e resolver rapidamente o problema.
Mas acredite: se você optar em escutar as preocupações das pessoas, reconhecer suas emoções e demonstrar que você se importa com elas – mesmo que não concorde –, sua solução será muito melhor recebida.
É o que a escritora Amare Way, em seu livro “The Amare Wave: Uplift Your Business by Putting Love to Work”, orienta.
QUAL É O IMPACTO DA CONFIANÇA NO TRABALHO?
Para você ter uma noção, um estudo da Harvard Business Review, mostra que as pessoas que trabalham em empresas de alta confiança relatam:
- 74% menos estresse
- 50% mais produtividade
- 13% menos ausência por doença
- 76% mais engajamento
- 29% mais satisfação com suas vidas
- 40% menos esgotamento do que pessoas em empresas com baixa confiança
Agora, se questione para saber se você está no caminho correto:
- Você escuta ativamente para compreender ou apenas para responder?
- Com que frequência você reconhece a perspectiva da sua equipe antes de oferecer soluções?
- De que forma você pode promover um ambiente de trabalho mais empático e confiável?
E AFINAL, QUAIS TÉCNICAS USAR PARA CONSTRUIR CONFIANÇA E RESOLVER PROBLEMAS?
1 – SEJA TRANSPARENTE
Compartilhe informações de forma aberta e sincera: “não omite informações do time. Mantenha-os atualizados sobre o que acontece na empresa. Jamais tome decisões em segredo”, escreve Abbey Lewis para a Harvard Business.
Forneça feedback com frequência: seja uma liderança clara com a equipe. Compartilhe como os funcionários estão acompanhando seu desempenho, tanto de forma positiva quanto construtiva.
2 – SEJA UMA PESSOA AUTÊNTICA
Comece com autoconsciência: “lideranças tornam-se mais autênticas quando começam por saber quem são – o que valorizam, no que são bons, quão inteligentes são emocionalmente – e como os outros as percebem”, comenta Lewis.
Mostre vulnerabilidade: engana-se se você pensa que liderança não é vulnerável. Quando elas revelam os seus tropeços e os seus fracassos, são vistos como mais acessíveis e menos arrogantes, como aponta este estudo. Comece compartilhando lições de erros passados.
3 – SEJA CONFIÁVEL
Cumpra os compromissos: para isso, garanta que suas ações estejam alinhadas com suas palavras.
Demonstrar integridade e justiça: “Todos os membros da equipe devem poder contar com os seus líderes para um tratamento justo, especialmente quando se trata de oportunidades de crescimento. Proporcione a todos experiências de aprendizagem para que possam desenvolver suas habilidades, seja por meio de projetos, programas de treinamento ou outras funções na organização”, conta Lewis.