Ícone do site Jota Contábil

O compliance fiscal

É preciso, portanto, que as informações estejam corretas e sejam coerentes, o que deve ser garantido através de uma análise complexa e minuciosa de todo o processo fiscal com foco nas informa ções. Com a proposta de mitigar o risco das empresas, o mercado já está oferecendo esse tipo de serviço, que deve ser composto de consultorias e ferramentas com o objetivo de revisar, analisar, corrigir e propor melhorias nos processos fiscais das empresas onde são geradas e processadas as informações que dão origem às diversas informações que a organização entrega obrigatoriamente ao fisco. Deve ser de rápida execução e de consequente baixo custo, não podendo assim ser mais um fator a onerar os custos das empresas.

A análise das informações de empresas revela, entre outros: divergências nas bases tributárias entre arquivos enviados, divergências nos dados de clientes e fornecedores, divergências entre os XMLs recebidos e os cadastros internos, classificações incorretas de produtos, seja de NCM ou CFOP, sem falar de erros em alíquotas e substituições tributárias, entre outros.

Para uma avaliação eficaz é necessário um trabalho preciso e minucioso, feito por especialistas com uso de ferramentas e metodologias específicas.

Fonte: DCI – SP

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile