Por outro lado, comparecer compulsivamente atrasado a compromissos deixa a imagem de irresponsávelou eterna vítima dos pequenos problemas. Ou seja, por falta de caráter ou de sorte, uma pessoa difícil de confiar.
Pontualidade demonstra Integridade
Extensão natural do respeito ao tempo alheio, a pontualidade é um valor moral. Quando se marca um compromisso, faz-se uma promessa de se estar em um determinado local, em uma determinada hora. E promessas quebradas, ainda que pequenas, ferem a imagem profissional.
A única maneira de construir um círculo consistente de confiança em seu networking é cumprir rigorosamente seus compromissos assumidos, e isso começa obedecendo pontualmente sua agenda.
Pontualidade demonstra que você valoriza as outras pessoas
Pessoas de negócios são ocupadas, e têm outros compromissos além deste agendado com você, e um atraso grave em um compromisso provoca uma bola de neve de atrasos que pode arruinar um dia inteiro.
Ser pontual transmite uma mensagem muito direta: eu respeito seu tempo, eu respeito você.
Pessoas que têm o costume de chegar atrasadas geralmente têm uma resposta pronta: eu chego a tempo no que realmente interessa. Qual a mensagem implícita? Esse compromisso agora, em que ele está atrasado, não tem verdadeira importância, bem como as pessoas que estão torrando seu tempo o esperando.
Há ainda os que se atrasam para exibir sua importância pessoal, gerando uma expectativa coletiva pela sua presença. Na sua lógica, a pessoa mais importante não deve esperar por outras menos importantes, por isso chega por último.
Pontualidade demonstra valor por si próprio
Por fim, pontualidade demonstra que você respeita e valoriza seu próprio tempo. Pessoas pontuais valorizam o próprio negócio a ponto de não deixar o trânsito atrapalhar os compromissos que trazemdinheiro para o bolso.
Pontualidade constante deixa claro a todos quais suas prioridades: seus negócios e seus clientes. E quem não quer trabalhar com alguém assim?
E você? Como encara a importância da pontualidade? como se sente quando alguém chega atrasado?
Fonte: Meta Executiva