Na nova interface gráfica, o portal oferecerá mais facilidade de busca de serviços para pessoas físicas e jurídicas. No caso das pessoas físicas, os serviços ficaram reunidos em sete grupos: Cadastros, Cobrança e Fiscalização, Declarações, Dívida Ativa da União, Pagamento e Parcelamento, Restituição e Compensação, e Situação Fiscal. “Agora, o contribuinte pode conhecer serviços que antes ele não sabia que existia”, afirma Maria Helena.
Portal
Para acessar o e-CAC, o contribuinte precisa requerer um código de acesso, gerado na página da Receita Federal, ou certificado digital, emitido por uma autoridade certificadora habilitada. “A intenção do portal é ter cada vez mais transparência com o contribuinte”, afirma a coordenadora-geral.
Em média, o portal presta 5,5 milhões de serviços por mês, sendo que os mais procurados são Situação Fiscal, Extrato da Declaração do IRPF. “Na época de declaração do imposto de renda, o site chega a prestar oito milhões de atendimentos”, comenta Maria Helena.
Fonte: Infomoney