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Saber definir custos e despesas e suas diferenças é fundamental ter um melhor controle financeiro em sua empresa

Aprimore seu controle financeiro: entenda a diferença entre custo e despesa

Custos e despesas: ter um claro entendimento da diferença entre estes dois termos terá um impacto positivo sobre a qualidade da gestão financeira de sua empresa. 

Um relatório contábil deve ser corretamente preenchido e certos indicadores-chave devem ser reunidos para avaliar seu negócio na prestação de serviços. Também é importante entender a distinção entre custos e despesas para administrar corretamente as finanças de sua empresa. 

Cada conta é utilizada para determinar como os recursos financeiros são utilizados nos processos de produção e administração de uma empresa, mas os custos e despesas têm objetivos distintos.

Toda empresa de sucesso começa com uma boa gestão do fluxo de caixa. Por causa disso, você deve monitorar de perto os números de sua empresa, independentemente do setor. Se você não tiver certeza do que é um custo ou uma despesa, ou se quiser saber mais sobre como distinguir entre os dois, este post é para você. 

Neste artigo, vamos definir o que estes termos significam. Como consequência, você aprenderá todas as coisas que deve saber para fazer seu negócio crescer. 

Qual a diferença entre custos e despesas?

Um empresário ou investidor deve ser capaz de distinguir entre os dois conceitos de custos e despesas, que são frequentemente confundidos. Embora sejam semelhantes e facilmente confusos, estes dois termos têm significados distintos, e saber isso é fundamental para estabelecer um negócio de sucesso. A saúde financeira de qualquer empresa pode se beneficiar de uma compreensão destes dois conceitos. 

Abaixo vamos analisar cada um deles para que você possa ter maior entendimento sobre os termos.

O que são custos?

É importante observar que “custo” é a soma dos gastos para adquirir, alterar e distribuir um item, bem como todas as despesas incorridas no desenvolvimento e distribuição do mesmo, a fim de torná-lo acessível para uso, venda, alteração ou prestação de serviços.

 O “custo” também pode se referir aos gastos envolvidos na produção ou aquisição de um bem, que fazem parte dos objetivos ou objetivos corporativos da empresa. Além disso, “custo” pode se referir aos gastos envolvidos na prestação de serviços. 

Para ter melhor entendimento, é necessário analisar as distinções entre os custos fixos e variáveis:

Custos fixos – Apesar do fato de que a produção e o volume de vendas não têm efeito direto sobre eles, os custos fixos permanecem constantes. Tudo que não flutua com a produção e o volume de vendas faz parte da categoria de custos fixos. 

Custos variáveis – Os custos variáveis dependem das atividades realizadas e da quantidade de produção gerada em toda a empresa. Eles são atribuídos a unidades de produção e registrados como custos de produção e de venda. 

O que são despesas?

Uma despesa é um custo essencial que está normalmente ligado à geração de receita para seu negócio. Entretanto, não está associado à sua linha de produção. Ela aparece em seu orçamento de forma secundária. 

Da mesma forma dos custos, as despesas possuem classificações, e também é fundamental entendê-las.

Regulares – Há certas despesas que sua empresa terá que pagar a cada mês, e essas despesas são previsíveis. Salários administrativos, impostos, aluguéis e contas são excelentes exemplos. 

Extraordinárias – Não há como prever quando isso ocorrerá. Alguns exemplos são penalidades e despesas resultantes de processos judiciais, reparos de problemas ou substituições de equipamentos que falharam, etc.

Fixas – As despesas fixas são aquelas para as quais não importa quanto trabalho é feito ou quantas horas são usadas, não há variação na despesa. O aluguel, por exemplo, é uma dessas despesas. 

Variáveis – Algumas despesas podem flutuar dependendo do uso ou consumo, horas trabalhadas, ou desempenho do pessoal. Contas de água e eletricidade, horas extras e bônus de vendas e comissões são apenas alguns exemplos. 

Qual a importância da análise dos custos e despesas?

Uma das primeiras ações para iniciar um negócio é a compreensão de como a estrutura de custos da empresa está organizada. Durante os tempos mais difíceis, é preciso ter essas partes em mente para decidir se se deve cortar custos ou despesas. Com uma melhor compreensão de sua empresa, haverá um caminho menos doloroso para seu ponto de equilíbrio e sucesso.

Equilibrar e compreender a quantia gasta e se é ou não uma necessidade ajudar a minimizar perdas, inadimplências e perdas. As empresas que procuram manter suas finanças em equilíbrio devem ter uma compreensão desta questão. Corrigir erros posteriormente pode ser caro. 

Como analisar corretamente os custos e as despesas?

Os processos internos de uma empresa devem ser cuidadosamente monitorados em todos os momentos por seu gerente. Seu trabalho é buscar maneiras de melhorar a eficiência e, simultaneamente, reduzir custos e despesas. 

Equipamentos de última geração, utilização eficiente de recursos e automação de processos, por exemplo, são todas formas pelas quais uma empresa pode reduzir seus custos operacionais sem diminuir seus lucros ou desempenho. Estes são apenas alguns exemplos de tais tentativas, como mostrado nas demonstrações financeiras de uma empresa.

Apesar de uma ação ser tomada, o mais significativo para uma empresa é que o gerente cria mecanismos de controle. Ao medir a necessidade efetiva de cortar despesas desnecessárias, ele garante que os processos sejam constantemente reavaliados. Toda organização deve reavaliar constantemente seus procedimentos, portanto, o gerente deve sempre procurar manter a empresa atualizada com as mais novas ferramentas de eficiência disponíveis. 

Os indicadores de desempenho são uma ferramenta eficaz. Usando esta ferramenta, os gerentes da empresa terão uma melhor compreensão da distinção entre custo e despesa. Como resultado, a empresa terá um programa contínuo de otimização de recursos, o que aumentará sua competitividade em seu setor. 

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Na gestão empresarial, antes de tomar qualquer medida, o empresário deve estar ciente da diferença entre despesas e custos e saber onde pode economizar dinheiro sem prejudicar sua empresa. 

Os recursos também devem ser continuamente otimizados, e a eficiência dos recursos deve ser medida e rastreada. Então, com base nestas informações, reduções de gastos ou realocação de recursos podem ser usadas para economizar dinheiro e aumentar a competitividade no mercado. 

Diante disso, a Jota Contábil pode lhe ajudar se você tiver preocupações quanto ao assunto abordado no texto. Podemos auxiliá-lo a transformar em realidade uma gestão empresarial saudável e bem  estruturada.

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