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Sobrevivendo aos primeiros cinco anos no mercado

O Plano de negócio é muito importante e ajuda muito as pessoas a se prepararem para entrar em um mercado novo ou com muitos concorrentes. Vale ressaltar que o plano de negocio não é garantia de sucesso, mas é a melhor direção que um empreendedor pode utilizar para se guiar.

Muitas das vezes empresas que tendem a serem má sucedidas são empresas de pequeno porte com má administração dos processos, como por exemplo, pequenas lojas de informática; muitas pessoas devem acreditar que basta comprar alguns mouses e alguns pen drives e já é o bastante para começar um negócio. Quando você entra em uma loja dessas normalmente não encontra o que procura, os preços são muito caros, e a forma de pagamento normalmente não ajuda. Antes de criar uma empresa dessas, por que não analisar melhor o mercado? Será que meus produtos atendem as necessidades dos meus clientes? Será que minha política de preços é adequada ao mercado e justa com os clientes? Será que as formas de pagamentos que eu utilizo atende as condições de meus possíveis clientes? Será que é somente comprar produtos e começar a vender, ou tem obrigações legais a cumprir?

Um negócio de sucesso nos dias de hoje depende exclusivamente de como a empresa enxerga seus clientes. Quaisquer coisas que desagrade um cliente é motivo suficiente para ele buscar o concorrente, nem que ele pague mais caro, mas o cliente prefere em determinadas situações pagar mais e ser bem atendido do que ser atendido por uma empresa que não o enxergar como cliente potencial.

Ser empreendedor é ser inovador, é saber aproveitar as oportunidades do mercado, mas também é ser prudente e analisar todos os pontos positivos e negativos de se criar determinado negócio, para que assim, evitar se tornar apenas mais uma estatística de empresas que não obtiveram sucessos.

Fonte: Administradores.com.br

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