Está perdido com suas finanças? Temos algumas dicas para você não ser engolido por elas

Embora hajam uma série de fatores que podem determinar o sucesso de um negócio, a gestão financeira, é sem dúvida, um dos fatores mais importantes.

Lembre-se, se você não for capaz de manter suas finanças em ordem, como você espera poder criar um orçamento, pagar contas, ou lidar com o fluxo de caixa?

O único problema é que nem todos os empreendedores são capazes de gerir suas finanças – o que é natural, já que nem todos nós estamos familiarizados com elas. Se for o caso, você precisa rever as seguintes dicas que irão ajudá-lo.

#1. Aprenda a ter uma demonstração financeira

Uma demonstração financeira faz algo extremamente importante: ela mostra de onde o dinheiro da empresa veio, para onde ele foi, e onde ele está nesse momento.

Existem 4 partes em uma demonstração financeira:

  1. Balanços: fornece informações sobre ativos, passivos da empresa e patrimônio líquido.
  2. Demonstração de resultados: isso mostra o quanto da receita tem disso durante um certo período de tempo, que é geralmente, durante 1 ano.
  3. Demonstração de fluxo de caixa: essa declaração analisa atividades operacionais, atividades de investimento, e financiamento.
  4. Demonstração das mutações do patrimônio líquido.

Se você é capaz de ler uma demonstração financeira, você será capaz de gerir eficazmente suas finanças.

Você está preparado para gerir suas finanças?

#2. Crie uma reserva de dinheiro

Um dos contras de ser um empreendedor é que você não tem uma renda consistente. Além de tudo isso, há uma possibilidade muito boa de você não fazer nenhum dinheiro durante algum tempo.

É por isso que você precisa ter algum dinheiro para emergências, bem como se manter longe de dívidas.

Uma boa sugestão é reservar 5% do seu salario para que ele possa ajudar a pagar suas despesas por 1 ano.

Você também pode controlar a quantidade de dinheiro que gasta por mês para ajudar a determinar o quanto precisa em sua reserva de dinheiro.

#3. Diversifique

Enquanto isso pode parecer contraproducente, diversificar fundos é uma ótima maneira de aumentar o crescimento ou dar espaço para você respirar durante uma fase difícil.

Por exemplo, se o seu mercado passar por uma crise? Você pode ter que considerar outras formas de aumentar as receitas através da introdução de novos serviços ou produtos.

Ao investir seus fundos em um negócio lateral, ou em investimentos, você será capaz de ter um dinheiro extra, ou fundos de emergência.

Diversifique seus investimentos. Isso pode lhe dar bons rendimentos.

#4. Tenha ajuda

Como empreendedor, você precisa usar vários chapéus. Então torne as coisas mais fáceis usando algumas ferramentas poderosas que podem ajudar a gerir o seu dinheiro.

Para isso você pode contar com o QuickBooks Zero Paper para ajudar você a lidar com os obstáculos financeiros.

E se tudo mais der errado, você sempre pode buscar o aconselhamento financeiro de um consultor.

___

Este artigo foi adaptado do original, “5 Tips for Entrepreneurs to Manage Their Finances”, do Huffington Post.

Fonte: Jornal Empreendedor

Link:  http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/financas-para-empreendedores/4-dicas-para-os-empreendedores-administrarem-suas-financas/

Veja Também

A importância dos indicadores financeiros e econôm... As incertezas quanto ao desempenho da empresa é uma constante que pode ser clareada com a simples adoção de indicadores capazes de ser comparados com ...
Advogados poderão participar do Simples (Empresa i... Advogados que exercem a profissão sozinhos, sem a participação em uma banca, ganharam permissão legal para constituir a chamada sociedade individual. ...
Confira as 6 dúvidas mais comuns dos Microempreend... Formalização do negócio, pagamento de tributos e benefícios aos quais têm direito estão entre as dúvidas dos MEI's EBC Para se regularizar, o ME...
Os riscos do preço de transferência O Brasil não integra a OCDE e - verdade seja dita - os critérios propostos pela última não são adequados à realidade de um país em desenvolvimento. Da...
Doze Pecados Capitais da Liderança 1º. Arrogância. Achar que sabe tudo, que é infalível e que os outros não sabem nada. Frases preferidas:a) Você está errado!b) Não é assim!c) Você não ...
Além da carga de impostos, empresas têm custo aces... A complexidade do ambiente tributário brasileiro gera uma percepção de que, além do peso de toda a carga tributária, as empresas têm um custo acessóri...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta