Foto: http://www.excellencesoftware.com.br/#

Olá, como vai?

A dica de hoje é sobre Como gerar preços competitivos e obter lucros satisfatórios.

Bom, a formação do preço de venda envolve aspectos que estão sob o controle da empresa, como custos operacionais e de produção, mas também envolve aspectos que estão sob controle do mercado, como, o quanto os preços dos concorrentes pressionam os seus preços. Desta forma, de nada adianta definir a margem de lucro e o preço de venda muito altos pois você pode estar praticando um preço que lhe colocará fora do mercado.

Mas… claro… este raciocínio foge um pouco daquelas situações em que a empresa comercializa um produto ou serviço singular, único, e muito requerido pelo mercado. Nestes casos, você estará em mar azul e poderá praticar altas margens de lucro.

Voltando ao mundo real…

O primeiro passo é descobrir a remuneração esperada (ou o retorno de investimento) pela empresa e/ou sócios.

Existe um padrão de mercado que diz que no varejo espera-se 4% de retorno sobre o total das vendas. Já para Prestadores de Serviços, pratica-se em geral 20% ou 30% de retorno. E na Indústria, pratica-se em geral 2% ou 3%.

Ao fazer esta análise, é importante considerar alguns aspectos, tais como, quantidade minima de vendas para manter o negocio rentável, pressões de mercado em geral, como, níveis de procura do seu produto/serviço, ameaça de produtos substitutos, entre outras.

Considerando todos estes itens fica a impressão que para que os preços sejam competitivos, a margem deverá ser a menor possível. Mas, não é isto. Você não terá que definir uma margem de lucro muito baixa.

O que deve-se ter em mente é que a empresa precisa ter um processo operacional enxuto, que permita custos operacionais baixos. É isto que vai permitir que os preços sejam competitivos.

Então, o segundo passo é trabalhar para que os seus custos fixos e operacionais sejam enxutos, e apenas o necessário para conseguir operar a empresa, claro, tendo sempre como grande meta o atingimento de sua missão, visão e valores.

Portanto, observe o ambiente, e tome decisões que tornem sua empresa mais eficiente e, consequentemente, com custos fixos e operacionais menores! Eles influenciarão diretamente na precificação de suas mercadorias e serviços.

Uma das ações que mais colabora para a melhoria na eficiência gerencial e operacional é a adoção de softwares de gestão empresarial (ERP). Eles ajudam a sua empresa integrando departamentos e reduzindo custos operacionais.

Existem muitos softwares de gestão empresarial que lhe ajudam a realizar a gestão de forma eficiente. Nosso software Company, por exemplo, é um destes. Conheça melhor entrando em nosso novo site: www.excellencesoftware.com.br

Definida a margem de lucro esperada, é hora do terceiro passo: validar se a margem definida vai atender minimamente às vontades dos sócios e da empresa como um todo.

Uma boa forma de saber se você está obtendo um bom retorno de investimento é compará-lo à uma eventual aplicação financeira. Se o seu retorno de investimento esperado (margem) for superior à aplicação, então, provavelmente vale a pena seguir no negócio.

É hora do quarto passo: calcular o preço de venda ideal e justo. Este tema nós detalhamos neste outro artigo, veja: http://excellencesoftware.blogspot.com.br/2013/11/6-dicas-formacao-preco-de-venda.html

Antes de finalizarmos, é importante ressaltar que um dos principais fatores que leva a empresa ao lucro ideal é que ela precisa ter um processo gerencial e operacional eficiente, que permita a ela alcançar custos baixos, consequentemente, preços competitivos e lucros satisfatórios. Portanto, o quinto passo é: tornar a operação da empresa uma operação eficiente e produtiva adotando ferramentas gerenciais, como os softwares de gestão (ERP).

Até a próxima.

Leonardo Martins
CEO da Excellence Software

Veja Também

Perguntas Sobre Imposto de Renda Pessoa Física PERGUNTA: Qual o prazo de entrega? RESPOSTA: 29 de Abril de 2011 até as 24:00hrs pela internet. PERGUNTA: O imposto devido poderá ser parcelado? ...
Carteira de trabalho digital: como funciona e quai... A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro. Ela atesta os locais onde aquele profissional teve vínculo empr...
Aumento do teto do Simples ficará só para 2017, se... Com mudanças no regime de tributação, Receita Federal estima perdas de R$ 12,7 bilhões em 2017 e de R$ 16,1 bilhões em 2018 em arrecadação; para Seb...
Planejamento tributário é essencial para enfrentar... Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o brasileiro gasta uma média de 05 meses por ano trabalhando só para pagar imposto...
Quanto vale minha empresa? A resposta para essa indagação não é tão simples quanto gostaríamos que fosse. Isso se deve ao próprio mercado financeiro que reconhece várias metodol...
Veja três dicas para potencializar a liderança e a... Especialista ressalta a importância de levar em consideração as diferenças de seus funcionários na hora de trabalhar a motivação e a liderança do grup...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *