Artigo escrito por Fabio Favari

Aumentar o lucro da empresa é um grande desafio para os gestores, especialmente diante desse momento difícil da economia. 

Para conseguir isso, é fundamental que a empresa invista em análises de mercado e também, no desenvolvimento de estratégias que auxiliem na melhoria da margem de lucro dos produtos e serviços fornecidos.

A lucratividade da empresa é definida com base no ganho que ela obtém de um trabalho que desenvolve. Essa é uma métrica essencial que deve ser analisada para garantir uma boa gestão financeira para o negócio, caso contrário, a empresa não consegue recursos para manter um crescimento saudável.

A questão é que não adianta só elevar os preços dos produtos ou serviços para conseguir aumentar o lucro da empresa, é necessário criar práticas que elevem os ganhos sem perder a competitividade no mercado.

Como aumentar o lucro da empresa de forma saudável?

É necessário paciência e muito foco nas estratégias para conseguir bons resultados no aumento da lucratividade. É importante que a empresa não busque o caminho mais curto justamente para não ter um efeito contrário.

Algumas dicas podem fazer a diferença, confira!

1- Negocie com os fornecedores

O sucesso da sua lucratividade com certeza começa na compra da matéria prima. Portanto, escolha bem os parceiros da empresa que farão o fornecimento. 

É fundamental que tenham qualidade, preço justo e boas condições de pagamento, sem mencionar o prazo rápido de entrega. Dessa forma, a sua empresa não precisa trabalhar com grandes estoques e deixar o capital parado.

Mantenha um bom relacionamento e um diálogo franco com os fornecedores, com isso, ambos podem ganhar mais.

2- Tenha controle das despesas do negócio

Antes de pensar em vender mais, que tal analisar se a sua empresa não está gastando demais?

Muitos gestores conseguem aumentar o lucro da empresa diminuindo os custos. Portanto, comece analisando os contratos com fornecedores, custos operacionais, marketing, funcionários e outros.

Organize as finanças e saiba exatamente o quanto o seu negócio gasta mensalmente para entregar um produto ou serviço de qualidade ao cliente. Elimine os gargalos que não trazem retornos.

Inclusive, em alguns casos, o contador pode ajudar na redução de custos com tributos dentro da lei.

3- Entenda o que os clientes estão buscando para aumentar a carteira da empresa

O seu negócio precisa vender mais, para isso, é fundamental conquistar mais clientes, ou seja, aumentar essa carteira.

Para isso, é importante conhecer o perfil do consumidor que a empresa precisa, saber o que eles querem é a receita certa para atender essa necessidade de consumo.

Dê um passo à frente da concorrência fazendo essa pesquisa de mercado, dessa forma, a empresa poderá oferecer produtos e serviços melhores e captar o maior número de clientes.

Entregando valor aos clientes, não é necessário baixar preços.

4- Fique de olho na concorrência

Analise preço, qualidade e logística da concorrência, veja o que eles estão oferecendo de diferente e que justifique a prática de mercado.

Empresas de todos os segmentos precisam se reinventar constantemente, por isso, é necessário ver o que a concorrência está fazendo para não ficar para trás. Obviamente que isso não quer dizer copiar, entretanto, é essencial ficar atento ao que está acontecendo no mercado.

5- Se atente a precificação

Essa é uma etapa delicada do negócio, elaborar os preços de venda de um produto ou serviço exige pesquisa de mercado e principalmente, cálculos.

Para aumentar o lucro da empresa é necessário ter uma boa margem de lucro, contudo, é importante levar em conta os preços de custo, concorrência, público alvo e uma série de fatores.

É fundamental elaborar o preço de venda com muita atenção para não prejudicar o negócio ou simplesmente, afastar os clientes.

O ideal é colocar um valor que seja vantajoso para empresa e para o cliente. Justifique o preço com a qualidade oferecida.

6- Use diferenciais para ampliar as vendas

Venda mais para aumentar o lucro da empresa. Existem algumas maneiras que podem ajudar o seu negócio a se destacar e conseguir melhorar o faturamento, algumas  delas são:

  • Use a internet (e-commerce, marketplaces, redes sociais, whatsapp);
  • Invista em venda ampliada, onde os clientes podem comprar mais de um produto do site com preços mais atrativos;
  • Melhore a logística da empresa, foque no envio rápido, os clientes tendem a comprar mais de empresas que prezam pela entrega eficiente;
  • Ofereça brindes em produtos que estão no estoque por muito tempo;
  • Dê cupons de desconto para clientes cadastrados;

Algumas dessas estratégias não exigem investimento em ações de marketing custosas. Use os recursos que a tecnologia já oferece e comece agora a colocar em prática planos para aumentar o lucro da empresa.

Fale com seu contador e saiba como ele pode ajudar!

Fonte: contabilidadenatv.com.br

Veja Também

Internet influencia a gestão de pessoas Na gestão de pessoas a internet possui um papel duplo: funciona como vitrine de talentos e serve como uma ferramenta de divulgação da empresa. “Os pro...
SIMPLES NACIONAL: SENADO APROVA RENEGOCIAÇÃO DE DÉ... Agora, o texto que autoriza a renegociação de débitos do Simples Nacional segue para sanção presidencial. Em sessão remota, o Senado aprovou nesta...
Novo salário mínimo nacional de R$ 622 entra em vi... Ainda segundo o Dieese, 48 milhões de pessoas têm sua renda vinculada ao valor do salário mínimo e, portanto, serão diretamente beneficiadas com o aum...
Brasil, refém da CLT? Brasil tornou-se refém da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A convivência de 73 anos desgastou-se. O divórcio é inevitável. Como nas velhas fam...
Prepare-se para as mudanças do IR. Para o bem e pa...   De imediato, a MP extingue o chamado Regime Tributário de Transição (RTT) a partir de 2015. Esse regime especial vigorou nos últimos seis an...
A ética nas empresas Nada numa empresa consegue acontecer de fato que não seja através de um trabalho em equipe. Ações solitárias, ao sabor de motivação individual, são se...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta