Nem sempre ter mais clientes, sem pensar em como atendê-los, é a saída. Entenda como a gestão do relacionamento com clientes pode te ajudar a vender melhor

A maioria dos empresários com certeza dirá: quando se trata de clientes, quanto mais melhor. Embora este grupo tenha razão que quanto mais clientes, mais dinheiro se faz, o primeiro problema que aparece e normalmente já estraga tudo é: cuidar direito de todos os clientes.

Para isso existe um truque não tão novo, mas ainda não velho, que é a gestão de clientes. Não se trata de meios mais eficazes de encher e manter cheia a lista de prospects de sua empresa, mas de como realizar uma gestão ativa que permita que o processo de vendas se simplifique profundamente, além de diminuir a taxa de churn, que nada mais é a taxa de clientes que deixam de utilizar o serviço ou consumir os produtos de uma empresa.

A gestão de clientes antes de tudo é uma forma de organizar as informações sobre seus clientes, parceiros e fornecedores. Com uma boa gestão, você pode transformar pequenas particularidades dos seus clientes em enormes diferenciais para as suas vendas.

Como eu faço para começar a fazer a gestão dos meus clientes?

primeiro passo é mapear os processos da sua própria empresa. Muitas vezes uma boa olhada em o que está acontecendo no seu setor de vendas já vai te oferecer insights para fazer várias alterações que poderão melhorar as conversões. Afinal sabemos que clientes tem particularidades, e cada produto/serviço também!

O erro mais comum é justamente não conhecer seu público-alvo, o que se reflete em uma grande impessoalidade nas mensagens de aproximação e relacionamento com clientes. Neste modelo antigo, a quantidade de clientes perdidos por simplesmente não mostrar a eles como seu produto pode os ajudar especificamente é enorme.

Afinal sabemos que focar apenas no que é o produto não serve mais para um bom marketing, o foco deve ser sempre o cliente, e como a sua empresa pode ajudá-lo e fazer a vida dele melhor. Uma forma fácil de garantir melhores resultados, levando em consideração este fato, é o investimento em relacionamento com o cliente e pós-venda.

Por mais que muitos empresários ainda tendam a não acreditar, um bom relacionamento com o cliente e um acompanhamento pós-vendas faz uma grande diferença para as vendas de uma empresa. A começar pelo fato de que vendas para o mesmo cliente continuam acontecendo quando o relacionamento é bom.

O próximo nível: CRM e CDP

Quando falamos de pequenas empresas, diferenciais como um excelente atendimento muitas vezes se tornam a única maneira de competir com grandes companhias que oferecem o mesmo produto/serviço. Os grandes sempre terão uma estrutura que os permitirá vender mais barato, então algo terá que compensar a diferença no preço, ou seja, uma forma de agregar mais valor ao que se propõe a fazer.

A melhor maneira de otimizar a melhora nas vendas focadas no cliente é através das estratégias com ferramentas CRM e CDP.

1. Customer Relationship Management (CRM) – Gestão do Relacionamento com Clientes

CRM é basicamente uma forma de gerenciar as interações de uma marca com seus clientes e prospects.Esta gestão é feita através da análises de informações coletadas, buscando melhorar as vendas.

Se formos bem longe no passado, podemos até dizer que aquela velha folha de registro que preenchíamos em mercados de bairro, que estava tão interessada na nossa data de aniversário, já era uma forma de gestão do relacionamento com clientes.

Afinal, o grande motivo por trás deste tipo de ação era conhecer melhor quem compra na loja, para poder customizar as ofertas e produtos de acordo com os gostos dos clientes, além é claro de mandar o bom e velho desconto de presente pelo aniversário.

Muito além destas folhas de registro, hoje a tecnologia permite que se registre uma grande quantidade de informações sobre clientes, utilizando-as de uma forma muito mais inteligente.

Hoje existem sistemas que armazenam todas estas informações em um local único, evitando problemas com excesso de planilhas, e o melhor de tudo, com pagamento mensal e acessíveis para pequenos empresários.

2. Customer Data Platform (CDP) – Plataforma de Dados de Clientes

Plataformas de gestão de dados de consumidores se tornaram um divisor de águas desde que o marketing entendeu, que a aproximação mais agressiva em clientes, não funcionava mais. Informações como estas, podendo ser pesquisadas, permitem que os pitchs de vendas dos seus vendedores estejam sempre customizados para o cliente que eles vão visitar.

Além disso, estas informações ajudam na constante evolução da comunicação da empresa, já que CDPs podem oferecer informações sobre o histórico de compras, botões clicados e o comportamento geral no site da empresa, além do engajamento nas redes sociais.

Uma boa gestão de clientes não somente vai te permitir vender o máximo que pode, com a estrutura que a sua empresa tem, como te permitirá vender melhor e fidelizar clientes, para que você continue crescendo e escalando o seu negócio.

Fonte: blog.omie.com.br

Veja Também

Como registrar uma marca O processo é longo e trabalhoso, mas fundamental para empreendedores de qualquer tamanho, de qualquer setor O Brasil é um dos campeões mundiais de ...
Ata de Reunião ou Assembléia de Sócios: Mera obrig... Como todos os anos desde a mudança do Código Civil, as empresas em geral têm o dever legal de realizar, até os quatro primeiros meses do ano civil, um...
RF terá de atender pedido de contribuinte em até u... A RF no Estado de São Paulo tem prazo máximo de 120 dias para concluir a análise de todos os procedimentos de reembolso, cancelamento, compensação, re...
Veja as regras da lei que amplia para 20 dias a li... As empresas vão poder ampliar de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade, segundo uma lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff na véspera...
Veja como empresas podem reduzir tributos e enfren... São três os principais tipos de tributação: Simples Nacional, Presumido ou Real. A crise está afetando grande parte das empresas e nessa hora a palav...
Receita abre na sexta-feira (08/08) a consulta ao ... A partir das 9 horas de sexta-feira, 08 de agosto, estará disponível para consulta o terceiro lote de restituição do IRPF de 2014, que contempla 1.593...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta