Cidadão poderá atualizar os dados, pedir segunda vida do documento, entre outros serviços.

Receita Federal informou que, a partir desta segunda-feira (3), é possível conseguir atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Com a ferramenta, o cidadão poderá pedir:

  • Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
  • Segunda via de CPF;
  • Informação do número do CPF;
  • Consulta à situação cadastral;
  • Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).

Para solicitar o serviço, a pessoa deverá acessar o canal “ReceitaFederalOficial”, interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que o órgão faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

“Essa medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19”, diz a Receita Federal, em nota.

Segundo a Receita, o novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat. A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão sem a necessidade de interagir pessoalmente com um servidor.

Fonte: g1.globo.com

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