Ícone do site Jota Contábil

70% da felicidade no trabalho depende do chefe direto – e isso impacta produtividade

Uma pesquisa conduzida por Juliana Sawaia, cientista e pesquisadora de felicidade no trabalho, em parceria com a Fundação Dom Cabral, revelou que 70% da satisfação dos profissionais no ambiente de trabalho está diretamente relacionada à atuação de seus líderes imediatos. O estudo, que envolveu 250 profissionais do setor privado em diversas regiões do Brasil, destacou que o reconhecimento e o suporte oferecidos pelos gestores são determinantes para a percepção positiva dos colaboradores em relação ao emprego. 
Além disso, uma pesquisa da Robert Half, em colaboração com a The School of Life, identificou que fatores como falta de plano de carreira (47,74%), ausência de propósito (46,45%) e relacionamentos tóxicos (39,95%) são os principais causadores de insatisfação no ambiente profissional, superando questões como salário insuficiente e alta pressão por resultados.
Esses achados reforçam a importância de líderes que reconhecem e incentivam suas equipes, tratam os colaboradores como indivíduos e comunicam uma visão clara e positiva do futuro, contribuindo significativamente para a felicidade e produtividade no trabalho.

Para mais detalhes, acesse o artigo completo.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile