No meio do caminho do empreendedorismo, qual bússola usar para entender se está na direção certa? Listamos aqui questões fundamentais para te guiar
Entrar para o mundo do empreendedorismo não é nada fácil: no início, são muitas dúvidas sobre a escolha e decisão feitas, sobre o futuro do negócio, entre outros. É difícil ter uma visão de como a experiência vai ser e se será o que você imagina.
Apesar disso, como conta o Entrepreneur, alguns sinais podem indicar se você está no caminho certo para ser um empreendedor de sucesso – ou não.
Confira alguns deles:
1. Você está empolgado com seu negócio
As chances de ter um negócio malsucedido quando você o tem apenas pelo dinheiro, ou para agradar seus amigos e família, são maiores. Seu negócio deve ser algo empolgante e que te deixe feliz desde o começo.
E como saber que é empolgante? Você fala sobre ele constantemente com seus amigos, mal pode esperar para trabalhar pela manhã ou até mesmo se se empolga quando conquista algo novo relacionado a isso.
2. As pessoas falam sobre isso
Se a ideia central de seu negócio é boa e conta com uma boa estratégia de marketing, as pessoas vão comentar sobre ele.
Embora as redes sociais hoje sejam algumas das fontes de informação mais fáceis de serem acessadas, as pessoas podem comentar sobre seu produto ou serviço fora delas de maneira tão eficiente quanto – portanto, não desanime se não encontrar milhares de posts com o nome de sua empresa.
3. Seu resultado líquido faz seus custos fixos parecerem razoáveis
Pode ser difícil no começo destinar uma boa quantia de dinheiro para domínio da internet, design de seu logo, protótipo de seu produto e outros custos iniciais. Quando você vê, já perdeu boa parte de seu dinheiro – e sem saber quando vai recebe-lo de volta.
Mantenha um acompanhamento cuidadoso das finanças de sua empresa: uma vez que seus empréstimos e custos fixos forem menos intimadores, é um sinal de que você está bem.
Se você está procurando maneiras de acelerar o processo de ganho de lucro, lembre-se de que não é tão simples assim.
+ Chat financeiro: a solução para gestão de despesas?
4. Você está disposto e é capaz de se adaptar a mudanças
É preciso entender que o mundo dos negócios é fluído, tal como os campos em que seus serviços e produtos estão inseridos. Por isso, qualquer negócio, não importa o tamanho, passará por mudanças ao longo do tempo.
Além disso, a tecnologia e o mercado também exigem essa mudança: você não vai querer ficar para atrás em relação à sua concorrência.
5. Você recebe bem as críticas
Nenhum empreendedor consegue de crescer e enriquecer seu negócio se não é capaz de aceitar as críticas pelo que elas realmente são: conselhos. Esse feedback pode não ser sempre agradável, mas muitas vezes identifica áreas e detalhes que precisam de uma melhoria.
Se você é capaz de receber críticas e torna-las em uma mudança positiva, você está muito a frente de outros donos de negócio.
6. Você aprende com seus erros
Pessoas de sucesso não são aquelas que não cometem erros, mas sim as que aprendem com eles. Ao invés de ver suas falhas como um erro, você pode analisar e descobrir o que poderia ter feito, quais obstáculos você podia ter evitado, e outros aspectos que você saberá corrigir em uma próxima situação.
7. Você é capaz de ter gratidão mesmo querendo mais
Você nunca ficará satisfeito com seu progresso se é incapaz de sentir gratidão pelo que já tem. Durante o processo de startups, garanta que você diferencia as fontes que já possui das fontes que vai adquirir.
Agradecer pelo que já tem permeia sua empresa com positividade e também cria uma perspectiva para quando você tem dúvidas sobre suas habilidades.
8. Você não tem arrependimentos
Todos sabem que o mundo do empreendedorismo é cheio de altos e baixos. Se você tiver em mente que, mesmo com as dificuldades que começar um negócio te trouxe, você não se arrepende de entrar para tal, as suas chances de ser bem sucedido são maiores.
As pessoas que nascem para ser empreendedoras amam o trabalho que fazem para seu negócio, não importam os resultados que você obteve – a paixão e energia que são colocadas em criar uma empresa são motivos suficientes para continuar em frente.