No meio do caminho do empreendedorismo, qual bússola usar para entender se está na direção certa? Listamos aqui questões fundamentais para te guiar

Entrar para o mundo do empreendedorismo não é nada fácil: no início, são muitas dúvidas sobre a escolha e decisão feitas, sobre o futuro do negócio, entre outros. É difícil ter uma visão de como a experiência vai ser e se será o que você imagina.

Apesar disso, como conta o Entrepreneur, alguns sinais podem indicar se você está no caminho certo para ser um empreendedor de sucesso – ou não.

Confira alguns deles:

1. Você está empolgado com seu negócio


As chances de ter um negócio malsucedido quando você o tem apenas pelo dinheiro, ou para agradar seus amigos e família, são maiores. Seu negócio deve ser algo empolgante e que te deixe feliz desde o começo.

E como saber que é empolgante? Você fala sobre ele constantemente com seus amigos, mal pode esperar para trabalhar pela manhã ou até mesmo se se empolga quando conquista algo novo relacionado a isso.

2. As pessoas falam sobre isso


Se a ideia central de seu negócio é boa e conta com uma boa estratégia de marketing, as pessoas vão comentar sobre ele. 

Embora as redes sociais hoje sejam algumas das fontes de informação mais fáceis de serem acessadas, as pessoas podem comentar sobre seu produto ou serviço fora delas de maneira tão eficiente quanto – portanto, não desanime se não encontrar milhares de posts com o nome de sua empresa.

3. Seu resultado líquido faz seus custos fixos parecerem razoáveis


Pode ser difícil no começo destinar uma boa quantia de dinheiro para domínio da internet, design de seu logo, protótipo de seu produto e outros custos iniciais. Quando você vê, já perdeu boa parte de seu dinheiro – e sem saber quando vai recebe-lo de volta.

Mantenha um acompanhamento cuidadoso das finanças de sua empresa: uma vez que seus empréstimos e custos fixos forem menos intimadores, é um sinal de que você está bem.

Se você está procurando maneiras de acelerar o processo de ganho de lucro, lembre-se de que não é tão simples assim.

+ Chat financeiro: a solução para gestão de despesas?

4. Você está disposto e é capaz de se adaptar a mudanças


É preciso entender que o mundo dos negócios é fluído, tal como os campos em que seus serviços e produtos estão inseridos. Por isso, qualquer negócio, não importa o tamanho, passará por mudanças ao longo do tempo.

Além disso, a tecnologia e o mercado também exigem essa mudança: você não vai querer ficar para atrás em relação à sua concorrência.

5. Você recebe bem as críticas

Nenhum empreendedor consegue de crescer e enriquecer seu negócio se não é capaz de aceitar as críticas pelo que elas realmente são: conselhos. Esse feedback pode não ser sempre agradável, mas muitas vezes identifica áreas e detalhes que precisam de uma melhoria.

Se você é capaz de receber críticas e torna-las em uma mudança positiva, você está muito a frente de outros donos de negócio.

6. Você aprende com seus erros


Pessoas de sucesso não são aquelas que não cometem erros, mas sim as que aprendem com eles. Ao invés de ver suas falhas como um erro, você pode analisar e descobrir o que poderia ter feito, quais obstáculos você podia ter evitado, e outros aspectos que você saberá corrigir em uma próxima situação.

7. Você é capaz de ter gratidão mesmo querendo mais


Você nunca ficará satisfeito com seu progresso se é incapaz de sentir gratidão pelo que já tem. Durante o processo de startups, garanta que você diferencia as fontes que já possui das fontes que vai adquirir.

Agradecer pelo que já tem permeia sua empresa com positividade e também cria uma perspectiva para quando você tem dúvidas sobre suas habilidades.

8. Você não tem arrependimentos


Todos sabem que o mundo do empreendedorismo é cheio de altos e baixos. Se você tiver em mente que, mesmo com as dificuldades que começar um negócio te trouxe, você não se arrepende de entrar para tal, as suas chances de ser bem sucedido são maiores.

As pessoas que nascem para ser empreendedoras amam o trabalho que fazem para seu negócio, não importam os resultados que você obteve – a paixão e energia que são colocadas em criar uma empresa são motivos suficientes para continuar em frente.

Veja Também

Por que ações trabalhistas viraram um pesadelo par... Desde que a reforma trabalhista entrou em vigor, começaram a surgir casos de trabalhadores que entraram na Justiça contra ex-empregadores, perderam e ...
Simples Nacional – Receita Divulga Regras do Parce... O valor mínimo da parcela é de R$ 300,00 (trezentos reais). Através da Instrução Normativa RFB 1.508 de 2014 foram determinadas as regras para parc...
Cinco passos para iniciar um novo negócio com segu... Empreender é uma tarefa difícil. Além de todos os percalços envolvidos na atividade empresarial, alguns próprios do modelo econômico brasileiro, há ...
SERVIÇO: Extrato para declaração de Imposto de Ren... Demonstrativo também pode ser impresso nos terminais de autoatendimento dos bancos Da Redação (Brasília) – Os segurados da Previdência Social já po...
ANÁLISE DE BALANÇO: SEUS ÍNDICES E INDICADORES A Contabilidade é uma ferramenta valiosa para ajudar o empresário na administração do seu negócio, sendo sua principal função produzir informações...
As principais modificações de leis para as empresa... Para o ano de 2012 algumas mudanças impactarão de forma mais direta na rotina das empresas, gerando maior burocracia e uma conseqüente demanda de temp...

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta