Para firmar a parceria, executivos da empresa participaram de uma reunião na Prefeitura a fim de exporem ao Prefeito João Fattori a visão de seus negócios na cidade. O Prefeito recebeu o Presidente Mundial da empresa, Mark Garrett, o Diretor Presidente da planta Brasil, Leonardo Harsch e o Gerente de Finanças e Controladoria, Ricardo Félix.
“Estou muito feliz com a notícia de que temos a primeira empresa participando de nosso programa de incentivo. Trabalhamos um ano para aparar as arestas da lei a fim de oferecermos um benefício que realmente pudesse colocar Itatiba na linha de frente na concorrência com outras cidades de nossa região. Conseguimos redigir e oferecer um documento concreto, que refletirá em desenvolvimento e empregos para nossa Itatiba. Estou feliz como um marido que descobre que a esposa está grávida e terá um filho. A parceria com a Borealis é o primeiro fruto do Progride”, afirmou Fattori.
A empresa utilizará o Progride para ampliar a fábrica no distrito industrial. Valores de investimentos e geração de empregos estão em estudos finais, para posterior aprovação até o final do ano. “Havia passado rapidamente por Itatiba em outra ocasião e agora vim novamente para a cidade a fim de ver de perto os planos para a ampliação da planta. A cidade está bem localizada no estado e no País e nos oferece condições para investir mais. Estamos muito satisfeitos”, disse o CEO Garrett, que veio de Viena para fechar negócios em Itatiba.
O Diretor Presidente Leonardo Harsch parabenizou a administração pelo programa de incentivo, pois não beneficia apenas novas empresas, mas também as já instaladas na cidade, sendo um mecanismo politicamente neutro, tendo como objetivo o desenvolvimento da cidade. “A Borealis tem como princípio trabalhar também a preocupação com o meio ambiente e com a sociedade local.. Nesta nova etapa, certamente muito ganhará a cidade de Itatiba, pois traremos mais empregos e também projetos de responsabilidade social e ambiental”, comentou.
Sobre o Progride
Por meio da Lei N.º 4.300, de 10 de dezembro de 2010, a Prefeitura instituiu o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município – Progride. Trata-se de uma legislação que dá a Itatiba todas as condições de concorrer com outras cidades da região que já possuem leis de incentivo.
O ‘Progride’ é um programa que visa proporcionar às empresas, além das ajudas já existentes, mais incentivos econômicos. Este programa garante às empresas que vierem a se instalar em Itatiba a possibilidade de receber um auxílio financeiro na forma de isenções que pode chegar a ser igual ao valor investido na construção, aquisição ou locação de sua planta.
Projeto
A confecção da Lei levou um ano, contou com o parecer do renomado jurista Ives Gandra Martins e toma todas as cautelas para estar de acordo com as legislações estaduais e federais. Os benefícios concedidos às empresas têm como base o que elas agregam no valor do ICMS repassado à cidade.
Empresas existentes
Assim como a Borealis, outras empresas que já estão instaladas no município podem se beneficiar caso ampliem suas unidades na área produtiva e agreguem novos valores no recolhimento de ICMS, desde que aumentem sua área produtiva e comprovem que por meio dessa ampliação foi agregado maior recolhimento de ICMS.
Lei na íntegra: http://www.itatiba.sp.gov.br/oportunidades/incentivosfiscais