Gerir um negócio é um desafio diário que demanda tempo, conhecimento e habilidade. Para ajudar os empreendedores nessa tarefa múltipla, o Sebrae disponibiliza planilhas que facilitam o controle do negócio em áreas como mercado e vendas, planejamento, pessoas e finanças.
Essas ferramentas ajudam na organização de informações, delegação de tarefas, realização de treinamentos, análise financeira, cálculo de retorno de investimento, controle de estoque e de contas a pagar e a receber, dando mais eficiência e agilidade ao empreender que quer encontrar a melhor resposta para solucionar problemas referentes a gestão.
“Tudo pode ser controlado por meio de planilhas, desde o gerenciamento de pessoas ao controle de fluxo de caixa. Uma alternativa que facilita o planejamento estratégico do negócio e diminui a exposição a riscos”, explica a analista do Sebrae Minas Andreza Capelo.
Conheça algumas dessas planilhas disponibilizadas gratuitamente pelo Sebrae:
Mercado e vendas: ferramentas para lidar com os clientes, fazer pesquisas de satisfação, avaliar a concorrência, ofertar novos produtos e serviços, cadastrar fornecedores e planejar promoções.
Finanças: planilhas básicas sobre como fazer fluxo de caixa , apuração de resultados, pagamento de fornecedores e tributos, controle de estoque, calcular preço de venda e capital de giro, além de utilização de crédito.
Pessoas: arquivos que ajudam na gestão de equipe por meio de matrizes e competências, organizar documentos, identificar responsabilidades dos funcionários, delegar tarefas e gestão trabalhista.
Planejamento: planilhas que colaboram para a elaboração de um planejamento estratégico, definir metas, monitorar resultados e identificar e aprender com os erros cometidos.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Com a reforma tributária, o aluguel vai ficar mais caro e menos rentável. E agora?
Pessoa física locadoraQuem recebe aluguéis como pessoa física poderá ter que pagar, além do Imposto de Renda (até 27,5%), tributos federais como o IBS e
Empresas têm preocupações de como se adaptar às exigências da NR-1
Prazo estendido até 2026A aplicação da atualização da NR‑1 foi prorrogada para 26 de maio de 2026, concedendo um período adicional para que as empresas
Receita Federal confirma split payment a partir de 2027
Implementação facultativa e faseadaA partir de 2027, será introduzido o split payment — mecanismo que retém tributos automaticamente no momento da transação eletrônica, abrangendo tributos
Acordo entre sócios protege empresas
Instrumento estratégico, não apenas formalEm sociedades limitadas (Ltda.) e anônimas (S.A.), o acordo de sócios define claramente direitos, deveres e regras de convivência, funcionando como
Reforma tributária e o setor de serviços: 3 pontos críticos
Não cumulatividade e folha de pagamentoA proposta de reforma prevê a não cumulatividade, ou seja, o direito a créditos sobre bens e serviços adquiridos. No