Ter um propósito faz toda a diferença

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Entender onde se quer chegar é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso.

vivo entre empreendedores há três anos. Gravo entrevistas, conheço empresas, frequento eventos. Ouço histórias, previsões e, algumas vezes, desabafos. Nesse tempo, conheci muitas empresas, de vários tamanhos, com as mais diferentes propostas. Algumas, de cara a gente sente que tem futuro. Reparei que, na maior parte delas, essa sensação é devido a um único motivo: senso de propósito.

Pode ser construir uma empresa de impacto social, mas pode ser melhorar a experiência do usuário em algum setor em que o atendimento é precário. Ou ainda, permitir que parte da população tenha acesso a um serviço que antes era impensável. O fato é que ter em mente qual o propósito do negócio torna o caminho mais claro e, assim, maior a chance de sucesso.

Não significa que será fácil. Porém, quando sabemos onde queremos chegar, definir qual será a trajetória a ser seguida fica mais simples. Isso serve para tudo na vida, como construir uma carreira profissional e também, que é o que discutimos aqui, como construir uma empresa.

Propósito pode ter inúmeras denominações: meta, objetivo, finalidade. Todo mundo tem o seu. Não existe técnica para definir um propósito. É algo pessoal, subjetivo. Nesse caso, um ponto é fundamental: cada um deve escolher o seu, fugindo de caminhos pré-estabelecidos, que podem parecer, num primeiro momento, única opção a ser seguida.

Pode parecer uma discussão um pouco abstrata, mas não ter o propósito em mente torna complicada a tomada de decisões para a empresa, definição das estratégias e, consequentemente, criação de ofertas de valor para o mercado.

Por exemplo, se o propósito é oferecer serviços bancários de qualidade para a população de baixa renda, quais os passos para atingir essa meta? É preciso usar tecnologia para criar uma solução? Quais serão as empresas parceiras? O caminho precisa ter a mesma direção, ainda que o objetivo não seja exatamente o mesmo. A equipe também faz parte dessa estratégia. Escolha colaboradores que tenham objetivo e valores relacionados com a finalidade da empresa.

Ter um propósito é cada vez mais importante. O consumidor está de olho e leva em conta os valores da empresa quando compra um produto ou utiliza um serviço.

Fonte: G1.globo.com

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