Olá! Como vai?
Hoje estamos aqui para falar um pouco sobre a importância de fazer previsões de fluxo de caixa.
Em nossas andanças percebemos que algumas empresas que sofrem de dificuldades de caixa só percebem quando já é muito tarde para reagir. Parece irreal, não é? Mas é verdade. Encontramos casos como estes com boa frequência.
Dica 1: Para evitar este transtorno e combater o problema, uma dica fundamental, e muitas vezes negligenciada: Faça previsões regularmente.
Isso mesmo, faça previsões, mas faça previsões corretamente, utilizando ferramentas adequadas.
As previsões devem ser feitas regularmente. Normalmente as empresas geram uma previsão mensal e as esquecem dentro das gavetas. O ideal é fazer justamente o contrário: você precisa fazer previsões praticamente diariamente. As previsões regulares ajudam as corporações a descobrir problemas preventivamente, e assim, permite que elas façam os ajustes necessários.
Claro, do mesmo modo, as corporações que fazem previsões de fluxo de caixa regularmente também poderão prever quando terão sobras de caixa, que podem (e devem) ser investidos.
Dica 2: Agora vai mais uma dica importante: ao fazer previsão de receitas, o empreendedor, administrador, gestor ou proprietário da empresa, deve subestimar os valores. Frisamos isto aqui porque sabemos que normalmente os empreendedores são otimistas em sua essência… mas nem sempre os clientes pagam no prazo, ou à vista, enfim, todo cuidado é pouco na hora de estimar as receitas.
Dica 3: Já as despesas devem ser superestimadas, para cobrir o caso de contas inesperadas. O ideal é que, para evitar surpresas, o fluxo de caixa represente sempre um cenário conservador. Além disto, as previsões devem ser atualizadas frequentemente à medida que os eventos (novos gastos, novas vendas) acontecem.
Dica 4: Claro, você deve estar perguntando “Como vou conseguir seguir esta dica se mal sobra tempo para isto?” Bom, a solução está mais próxima do que imagina: Para conseguir ter previsões atualizadas diariamente, e na verdade instantânea, você precisa ter um software de gestão Financeira profissional, como o Finance V15 Professional (Solicite aqui a versão demonstração que funciona por 30 dias). É ele que dará a você, a qualquer instante, os resultados de sua empresa.
Concluindo
Bom, como podemos ver, as previsões de fluxo de caixa permitem que as corporações prevejam problemas e tomem uma providencia antes que problemas aconteçam…
Espero que tenham gostado, e aguardamos seus comentários logo abaixo.
PS: Qual foi a última vez que vocês fez uma previsão de Fluxo de Caixa?
Até a próxima!
Atenciosamente,
Leonardo Martins
CEO – Excellence Software
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Simon Sinek: o poder do “porquê” e a essência da liderança inspiradora
Simon Sinek, renomado autor e palestrante, enfatiza a importância de líderes e organizações iniciarem suas ações pelo “porquê”—seu propósito ou crença fundamental—antes de abordar o
4 erros cometidos no trabalho que são crimes e podem levar a prisão
No ambiente de trabalho, certos comportamentos podem configurar crimes e resultar em penalidades severas, incluindo prisão. Destacam-se quatro infrações comuns: Desvio de mercadorias da empresa:
6 dicas para ser efetivado no emprego temporário
O emprego temporário é uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e, possivelmente, conquistar uma posição permanente. Para aumentar suas chances de efetivação,
Registro de marca: Proteja seu negócio e garanta exclusividade no mercado
O registro de marca é fundamental para proteger a identidade e a exclusividade de um negócio no mercado. Muitos empresários acreditam que o registro na
STJ estabelece parâmetros para definição de vínculo em caso de terceirização ilícita
Em 22 de outubro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu decisão no Recurso Especial nº 1.652.347/SC, estabelecendo parâmetros para identificar vínculos empregatícios