Está perdido com suas finanças? Temos algumas dicas para você não ser engolido por elas
Embora hajam uma série de fatores que podem determinar o sucesso de um negócio, a gestão financeira, é sem dúvida, um dos fatores mais importantes.
Lembre-se, se você não for capaz de manter suas finanças em ordem, como você espera poder criar um orçamento, pagar contas, ou lidar com o fluxo de caixa?
O único problema é que nem todos os empreendedores são capazes de gerir suas finanças – o que é natural, já que nem todos nós estamos familiarizados com elas. Se for o caso, você precisa rever as seguintes dicas que irão ajudá-lo.
Índice
Toggle#1. Aprenda a ter uma demonstração financeira
Uma demonstração financeira faz algo extremamente importante: ela mostra de onde o dinheiro da empresa veio, para onde ele foi, e onde ele está nesse momento.
Existem 4 partes em uma demonstração financeira:
- Balanços: fornece informações sobre ativos, passivos da empresa e patrimônio líquido.
- Demonstração de resultados: isso mostra o quanto da receita tem disso durante um certo período de tempo, que é geralmente, durante 1 ano.
- Demonstração de fluxo de caixa: essa declaração analisa atividades operacionais, atividades de investimento, e financiamento.
- Demonstração das mutações do patrimônio líquido.
Se você é capaz de ler uma demonstração financeira, você será capaz de gerir eficazmente suas finanças.
#2. Crie uma reserva de dinheiro
Um dos contras de ser um empreendedor é que você não tem uma renda consistente. Além de tudo isso, há uma possibilidade muito boa de você não fazer nenhum dinheiro durante algum tempo.
É por isso que você precisa ter algum dinheiro para emergências, bem como se manter longe de dívidas.
Uma boa sugestão é reservar 5% do seu salario para que ele possa ajudar a pagar suas despesas por 1 ano.
Você também pode controlar a quantidade de dinheiro que gasta por mês para ajudar a determinar o quanto precisa em sua reserva de dinheiro.
#3. Diversifique
Enquanto isso pode parecer contraproducente, diversificar fundos é uma ótima maneira de aumentar o crescimento ou dar espaço para você respirar durante uma fase difícil.
Por exemplo, se o seu mercado passar por uma crise? Você pode ter que considerar outras formas de aumentar as receitas através da introdução de novos serviços ou produtos.
Ao investir seus fundos em um negócio lateral, ou em investimentos, você será capaz de ter um dinheiro extra, ou fundos de emergência.
#4. Tenha ajuda
Como empreendedor, você precisa usar vários chapéus. Então torne as coisas mais fáceis usando algumas ferramentas poderosas que podem ajudar a gerir o seu dinheiro.
Para isso você pode contar com o QuickBooks Zero Paper para ajudar você a lidar com os obstáculos financeiros.
E se tudo mais der errado, você sempre pode buscar o aconselhamento financeiro de um consultor.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Tips for Entrepreneurs to Manage Their Finances”, do Huffington Post.
Fonte: Jornal Empreendedor
Link: http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/financas-para-empreendedores/4-dicas-para-os-empreendedores-administrarem-suas-financas/