Ser um líder de sucesso é o sonho de muitas pessoas. Ainda que não exista fórmula mágica para conquistar esse status, ficar de olho nas atitudes daqueles já chegaram à posição que você deseja ocupar pode ser uma estratégia interessante.
Em artigo publicado no Entrepreneur, Sam Lee, líder empresarial há mais de 35 anos, aponta cinco hábitos compartilhados por todos os líderes bem-sucedidos que ele já observou. Confira.
Índice
Toggle1. Tenha disciplina e assertividade ao se comunicar
Segundo Lee, os grandes líderes priorizam manter linhas de comunicação consistentes, garantido um ritmo regular de reuniões, tanto individuais quando de departamentos. Nesse sentido, eles mantêm um alto índice de produtividade durante as reuniões, que são sempre orientadas para resultados. Para isso, vale seguir algumas práticas fundamentais:
- Compartilhe um resumo com todos os participantes antes de cada reunião: isso permite que todos estejam prontos para compartilhar atualizações relevantes, responder perguntas e oferecer ideias novas e soluções bem pensadas, sem que seja necessário passar a primeira parte da reunião preparando o grupo para isso.
- Comece as reuniões descrevendo o propósito e o resultado pretendido: isso ajuda a definir o tom, alinhar expectativas, garantir que a conversa não seja desviada e eliminar surpresas.
Vá para as reuniões preparado e pronto para liderar: uma ótima maneira de conseguir isso é criar um intervalo de 15 minutos entre as reuniões. Evitar reuniões consecutivas dá aos líderes a oportunidade de fazer um balanço da reunião anterior e preparar-se para a próxima.
2. Torne o planejamento programático
Em vez de passar o dia inteiro lidando com emergências, os líderes eficazes assumem o controle do seu tempo. Assim, eles mantêm uma rotina com três momentos fundamentais: de manhã, preparam-se para o dia; no início da tarde, fazem uma reflexão sobre os acontecimentos mais críticos; à noite, fazem o planejamento do dia seguinte. Essa abordagem estratégia dá aos líderes a oportunidade de serem criteriosos nas suas respostas, sem que precisem agir de forma improvisada.
3. Domine sua agenda
Grandes líderes não deixam suas prioridades ao acaso – eles as incorporam diretamente em suas agendas. Para isso, não se deve criar uma lista de tarefas e esperar concluí-la até o final do dia. O ideal é reservar períodos específicos para cada item que deseja realizar, mesmo que seja tão simples quanto caminhar pelo escritório para se conectar com a equipe.
Este princípio se aplica tanto a objetivos pessoais, como exercícios físicos, quanto a prioridades de negócios, como um planejamento estratégico. A agenda de um líder de sucesso muitas vezes parece estar lotada, mas ela é cuidadosamente adaptada para garantir que projetos importantes não caiam no esquecimento.
Alguns CEOs obtêm sucesso com agendas digitais ou aplicativos para programar seu dia. Independentemente da ferramenta utilizada, a prática de separar tempo para prioridades é fundamental para permanecer no caminho certo e progredir em relação às metas.
4. Compartilhe suas ideias
Segundo Lee, os líderes mais bem-sucedidos conhecem as armadilhas de tentar fazer tudo sozinhos. Por isso, eles buscam ativamente diversas perspectivas de colegas de confiança para garantir que seu processo de tomada de decisão seja equilibrado.
Permanecendo com a mente aberta a novas abordagens, eles acolhem a experiência e o conselho de outros. Muitos descobriram que, quando dizem seus objetivos em voz alta aos colegas, é mais provável que eles sejam apoiados a seguir com suas ações. Seja com um grupo de networking, seja com conversas regulares com amigos de longa data, os líderes eficazes valorizam a comunidade.
5. Reserve tempo para aprender
Entre as muitas decisões urgentes que líderes precisam tomar todos os dias, pode ser difícil encontrar tempo para aprender. No entanto, os melhores líderes do mundo procuram regularmente novas ideias, em fontes como podcasts, artigos, palestras ou livros.
A aprendizagem ao longo da vida começa com o estabelecimento de metas e a implementação de hábitos para conquistá-las. Ao criar a disciplina necessária para uma vida de constante aprendizagem, os líderes podem garantir que estão sempre evoluindo.
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