A 30ª ABF Franchising Expo começa dia 28 de junho e trará opções para todos os perfis de empreendedores. Mas antes de investir tempo, energia e recursos em uma franquia, é importante entender se o negócio é compatível com o seu perfil e orçamento
A 30ª edição da ABF Franchising Expo, que será realizada na capital paulista de 28 de junho a 1° de julho, é considerada a maior feira de franquias do mundo e trará mais de 400 marcas expositoras para quem quer empreender no setor.
Com faturamento de R$ 211 milhões em 2022, 185 mil unidades em operação, mais de 3 mil marcas e gerando aproximadamente 1,6 milhão de empregos diretos, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor enche os olhos do candidato a franqueado ou de quem já investe nele.
Mas, como muitos interessados são empreendedores de primeira viagem que pretendem aplicar suas economias de anos em uma franquia, é preciso ficar atento: afinal, não adianta investir tempo, energia e atenção em marcas que estejam longe do seu perfil e orçamento, alerta a advogada Melitha Novoa Prado, com 35 anos de experiência em franchising e varejo.
O ideal, afirma, é o empreendedor fazer uma boa análise do seu perfil antes do evento, ponderando os segmentos que mais o atraem, os prós e contras de cada área, o valor que tem para investir e, assim, mapear as oportunidades mais interessantes.
“Programar as visitas aos stands das empresas que se adequam ao seu perfil é uma boa estratégia para conseguir otimizar a ida à feira”, explica.
Melitha também destaca algumas tendências que podem facilitar essa busca, como o setor de negócios autônomos, que utilizam a Inteligência Artificial (AI) como aliada da gestão, e aqueles que levam conveniência ao consumidor, como autosserviço em minimercados ou serviços residenciais.
“Temos marcas que apostam na automação para reduzir o número de funcionários e minimizar custos. Assim, é possível que os pequenos varejos atuem por 24 horas, uma conveniência interessante.”
Os negócios tradicionais, como alimentação, também continuam com espaço garantido, mas sempre com modernidades atreladas, como o delivery e as dark kitchens de crescimento expressivo. Ou o apelo de oferecer produtos orgânicos, vegetarianos e veganos, presença constante nos cardápios.
Mas observe bem. “É importante que o investidor conheça a marca e veja se ela presta atenção ao movimento que o mercado faz, atualizando-se sempre”, orienta a advogada.
A seguir, confira as dicas da especialista para fechar negócios na ABF Expo sem maiores sustos:
1 – FOCO AO VISITAR A FEIRA: Antes do evento, pense nos segmentos que mais o atraem, na sua disponibilidade financeira, no tempo que você terá para se dedicar ao novo negócio, na localidade onde pretende instalar a franquia e visite marcas condizentes com sua análise de perfil.
Melitha alerta para resistir à tentação de entrar em stands que fujam do valor que você tem para investir, pois essas empresas provavelmente oferecerão benefícios além dos que você pode acessar e isso o frustrará – sem que signifique que as marcas às quais você pode aderir sejam inadequadas.
“Lembre-se: todo investimento deve oferecer rendimentos proporcionais, e não milagrosos ou aquém do esperado”, diz a especialista.
2 – VOCÊ NÃO PRECISA LARGAR SEU TRABALHO ATUAL PARA TER UMA FRANQUIA: É isso mesmo. Existem muitas franqueadoras que não exigem do franqueado uma dedicação exclusiva.
Porém, saiba que é preciso trabalhar muito para a franquia ser um sucesso. “A franqueadora transfere know-how, ou seja, ensina a trabalhar. Mas o trabalho é realizado pelo franqueado e por sua equipe.”
3 – NÃO SE ILUDA COM OFERTAS DE FINANCIAMENTO: Tenha em mente que é difícil iniciar um novo negócio sem dívidas, já que toda franquia precisa de um período para equilibrar suas contas e, posteriormente, começar a dar lucro. Imagine então iniciar o negócio com dívidas, um financiamento ou, ainda, sem capital de giro? Pois é, as chances de sucesso reduzirão consideravelmente.
“Portanto, pense sempre em investir em um negócio de valor menor do que você tem, no total, porque imprevistos acontecem e você pode precisar de mais dinheiro que o projetado”, diz Melitha.
4 – CONVERSE COM FRANQUEADOS (ESPECIALMENTE EM SITUAÇÕES DE REPASSE): As franqueadoras costumam oferecer a novos franqueados lojas de repasse (situação em que um franqueado vende sua unidade, ou que a própria franqueadora vende lojas próprias, em operação).
Nesses casos, é preciso ter cuidado e experiência para analisar planilhas, e saber se o negócio será rentável. Também vale a pena conversar com o franqueado anterior para entender o motivo real do repasse e até com outros, para entender como a marca presta suporte, explica a advogada.
“Tente não analisar os números superficialmente, e se precisar, procure ajuda”, afirma. “No caso de repasse de unidade própria, analise igualmente todas as planilhas. E atenção: cuidado com as unidades que já foram repassadas mais de uma vez.”
5 – ANTES DE COMPRAR UMA FRANQUIA, ENTENDA COMO FUNCIONA O FRANCHISING: Já existem cursos on-line que ensinam o investidor a como comprar uma franquia e não se arrepender depois. O conteúdo desse formato é importante, porque traz dicas para quem quer entender sobre documentos, processo de seleção e escolha de ponto comercial, entre outras particularidades do sistema.
6 – NÃO, ESSA NÃO SERÁ SUA OPORTUNIDADE ÚNICA: Não se sinta pressionado para adquirir uma franquia durante a feira. Não existe oportunidade única, desconto que será aplicado apenas em um dia, praça que será perdida para outro candidato. Desconfie deste tipo de pressão e fuja de promessas que, depois, não serão cumpridas – até porque o que vale é o que consta na COF (Circular de Oferta de Franquia) e no Contrato de Franquia firmado com a Franqueadora, e não nas conversas informais.
Melitha reforça que todo franqueado precisa passar pelo processo de seleção e, nesse período, ele terá acesso a documentos como a COF e à minuta do Contrato de Franquia, fundamentais para que saiba quais serão seus direitos e deveres.
A franqueadora pode lhe oferecer, verbalmente, itens que não constam nesses documentos; porém, apenas o que está previsto e descrito neles é de sua obrigatoriedade e apenas são válidos enquanto o contrato de franquia for vigente. Por isso, eles são documentos tão importantes.
“Recomenda-se que o futuro franqueado visite unidades da marca, converse com os franqueados e conheça as suas histórias. E vale a regra: investigue sempre antes de investir”, finaliza.
Fonte: Portal Contábil SC