Você já ouviu falar no Registrato? Mesmo pouco conhecido pelos consumidores, esse é um documento bem útil e que pode ser gerado gratuitamente pelo Banco Central. A partir dele, é possível qualquer usuário consultar o histórico de contas ativas e inativas, dívidas, financiamentos e empréstimos relacionados ao CPF ou CNPJ.
Dessa forma, o Registrato pode ser consultado por meio de computador, de forma simples e prática. Porém, para usar o sistema, é necessário possuir conta no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob ou Sicredi. Assim, é possível ativar o serviço e depois realizar a consulta. A seguir, confira como entrar no Registrato e consultar contas e dívidas no seu CPF ou CNPJ.
Saiba como ativar o Registrato
É primeiro momento, como explicamos, é preciso fazer seu cadastro na ferramenta. Para isso, o usuário pode optar por fazer pelo aplicativo do banco, internet banking ou certificado digital. No caso do internet banking, por exemplo, é enviada uma frase de segurança para registro no banco que o usuário utiliza.
Já em outras formas de cadastro, há a possibilidade de envio de carta ou pessoalmente, mas ambas formas estão suspensas por conta da pandemia. Por fim, o usuário também pode se cadastrar pelo aplicativo do banco, seguindo o passo a passo a seguir, de acordo com a sua instituição financeira:
- Banco do Brasil: “Menu” > “Serviços” > “Registrato”;
- Bradesco: “Registrato”;
- Caixa Econômica: “Senhas e Configurações” > “Registrato Banco Central”;
- Itaú: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
- Santander: “Menu” > “Santander On” > “Meu Momento” > “BACEN Auto Credenciamento Registrato”;
- Sicoob: “Serviços” > “Registrato Banco Central”;
- Sicredi: “Sicredi X” > “Registrato”;
Passo a passo para realizar seu cadastro
Depois do primeiro passo dado, de acordo com o seu banco, e finalizar o processo, você receberá uma senha. Anote-a e vá para o site do Banco Central (no caso, o aplicativo abriu diretamente a página). Em seguida, informe os dados no site do BANCE e clique em “Concluir o cadastramento”. E pronto, o seu registro no Registrato estará finalizado. Agora, é só clicar em “Acessar Registrato”.
Acessando o serviço, é pissível consultar seu CPF e CNPJ e tirar todas as suas dúvidas sobre dívidas e similares. Para isso, basta abrir o site do Banco Central, inserir seus dados e clicar em “Entrar”. Assim, abrirá a tela de “Solicitação de Relatórios”, onde é possível consultar suas chaves PIX, endividamentos, relacionamentos financeiros e operações de câmbio. Vá em “Meus endividamentos” e clique em consultar.
Agora é só colocar o período e tipo de relatório desejado, e clicar em “Gerar relatório”. Pronto! Ele sai na hora, e pode ser visto no site, salvo em PDF ou até mesmo enviado para o seu e-mail cadastrado.
Fonte: seucreditodigital.com.br Por Bruna Valtrick