Um programa de estágio exige muito mais do que apenas disponibilidade. Estudantes que se dedicam no ambiente acadêmico e vão além do que o professor pede em sala de aula se aproximam do perfil que as empresas estão procurando para atuar como estagiário.
— As empresas investem em programas de estágio. Querem candidatos que estejam antenados com o mercado e conectados com a empresa onde irão estagiar. É por isso que os processos são bem criteriosos. Os candidatos a um estágio precisam entender o que as empresas esperam deles — explica Flávia Queiroz, gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees.
A especialista dá algumas dicas para que os estudantes tenham sucesso durante o período de estágio:
:: Ter bom desempenho escolar e comprometimento com a faculdade
Não basta fazer uma boa faculdade, é necessário que o candidato se dedique, participe, que absorva conteúdo e desenvolva o raciocínio necessário para aquela disciplina. Durante o processo seletivo, algumas empresas avaliam o coeficiente de rendimento dos candidatos na faculdade.
:: Usar o aprendizado que tem na faculdade a favor da empresa. Trazer sugestões e novidades
As universidades sempre estão se atualizando em relação às tendências do mercado. Logo, os estudantes também. É importante que o candidato aproveite o que aprende e o que vê de novidade na faculdade para aplicar no seu trabalho.
:: Participar de atividades acadêmicas como Empresas Juniores e Diretórios acadêmicos
Este é o primeiro contato que o candidato pode ter com o mundo corporativo. Apesar de ser uma simulação do mundo corporativo, essas instituições trabalham em cima de metas, têm níveis hierárquicos definidos e plano de carreira. É uma ótima oportunidade de começar a desenvolver algumas competências e também a começar a entender com quais áreas se identifica.
:: Participar de atividades complementares ou extracurriculares (pesquisas, monitoria, idiomas, palestras…)
O tempo livre que dos primeiros anos da faculdade pode ser aproveitado com o envolvimento em atividades que colaborarão com o desenvolvimento pessoal e profissional. Isso demonstra interesse em participar de projetos e que o candidato investe nele mesmo.
:: Aproveitar os trabalhos acadêmicos para simular uma vivencia profissional
É preciso levar os trabalhos acadêmicos a sério, aproveitando para que a execução seja da forma mais profissional possível. Consultar os professores que também trabalham em empresa e ouvir a opinião deles pode ajudar. Se for um trabalho que tem espaço para fazer consulta em alguma empresa, é importante fazer.
:: Aproveitar o momento para conhecer as possibilidades de área de atuação e de carreira
Em pouco tempo, o estudante será elegível a concorrer a uma vaga de estágio. Então, deve aproveitar para se descobrir e identificar as áreas com as quais tem afinidades. Ou seja, o universitário deve entender o mercado e as áreas de uma empresa, conversar com colegas e familiares que já trabalham e aproveitar o contato com os professores para entender a diferença entre as áreas e as responsabilidades de cada uma delas. No momento em que for concorrer a uma vaga de estágio, é importante que a empresa perceba que o candidato sabe o que quer.
Pense Empregos
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Reforma da Renda: o que muda para você
A proposta de lei prestes a ser sancionada traz alterações relevantes no tratamento do imposto de renda das pessoas físicas, e é importante que você
O enigma no PL 1.087 e a possibilidade da distribuição de lucros acumulados até o fim de 2025 sem tributação
O Projeto de Lei 1.087/2025 traz uma possível oportunidade para empresas e sócios: a distribuição, sem tributação adicional, dos lucros acumulados até 31 de dezembro
Blindagem patrimonial: Quando o escudo vira armadilha jurídica
A blindagem patrimonial — prática que envolve organizar bens por meio de holdings ou outras estruturas para protegê-los de riscos — tem sido cada vez
Empresa não pode obrigar empregado a ‘vender’ parte de suas férias
A legislação trabalhista brasileira reforça que a conversão de parte das férias em dinheiro — o chamado abono pecuniário — é um direito exclusivo do
A reforma tributária exige revisão imediata dos contratos
A reforma tributária brasileira, já em fase de implementação, traz mudanças profundas na forma como tributos serão calculados, creditados e repassados entre empresas. Esse novo