A preocupação do gestor em conhecer e perceber seus colaboradores, é fundamental, pois por meio do conhecimento de sua equipe é que podemos estruturar estratégias reais de atuação em busca dos resultados.
Conhecer. Ninguém ama o que não conhece, isso é um fato.
O gestor precisa conhecer sua equipe em profundidade, saber o que cada pessoa pode agregar ao negócio da empresa, colaborar no que trata de habilidades aplicadas às tarefas e planos empresariais.
Preciso que enquanto gestor de pessoas saber quem da minha equipe é o criativo, o dinâmico e o otimista que podem gerar uma idéia rapidamente em uma situação que preciso visualizar cenários contingenciais, assim como preciso saber quem dos meus colaboradores possui uma visão sistêmica e analítica para prever situações de risco.
Quando as pessoas se sentem úteis e diferenciadas das demais, elas passam a sentir satisfação e amor pela profissão e o que ela representa no ambiente de trabalho.
Conhecer, também trás envolvimento, não só amor.
Visto isso o gestor deve abusar da sua comunicação interna, com programas de endomarketing e canais de comunicação interna a fim de fazer com que cada pessoa entenda os objetivos corporativos e alinhe isso em suas tarefas diárias.
A idéia é fazer um “convite” para as pessoas participarem dos resultados. Fazer cada pessoa sentir que agrega muito para a organização e assim gerar melhores resultados para empresa e maior satisfação para as pessoas que dedicam suas vidas no trabalho e possam se sentir reconhecidas profissional e pessoalmente.
Fonte: Administradores.com.br