O período de entrega da declaração do Imposto de Renda já começou e até a data final, em 29 de abril, pessoas físicas de todo o país podem destinar até 3% do imposto aos Fias (Fundos da Infância e Adolescente) no momento da declaração. Mesmo quem destinou parte do imposto até o final de 2015 ainda pode contribuir, complementando o teto real de 6%.
Com essa destinação, os contribuintes estão apoiando políticas públicas, voltadas para crianças e adolescentes.
Para ajudar crianças e adolescentes, o contribuinte deve procurar o Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de seu município para ter acesso aos projetos que podem receber a contribuição.
Cabem aos Fundos financiar programas e ações com o objetivo de assegurar os direitos sociais dessas pessoas e criar condições de autonomia, integração e participação na sociedade.
Contabilidade voluntária
O Sistema Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade (CFC/CRCs) realiza o Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que conta com profissionais contábeis voluntários cadastrados em todo o país.
Esses profissionais estão comprometidos com questões sociais e com a disseminação de dados sobre a destinação do Imposto de Renda e a orientação de entidades do Terceiro Setor sobre como receber os recursos. A orientação aos contribuintes é uma das formas da classe contábil atuar voluntariamente.
Para o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), órgão responsável pelo registro da profissão contábil, o profissional da contabilidade tem o conhecimento técnico e a oportunidade de esclarecer dúvidas e dar sugestões ao contribuinte com relação ao IR. “Muitas vezes, pessoas físicas ou empresas não têm informações sobre como encaminhar parte do importo devido para ações sociais”, disse o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.
Passo a passo para destinação
No programa da Receita Federal, acesse a aba “Resumo da Declaração”, selecione “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e clique em “Novo”.
Clique na opção “Municipal”, em UF selecione “SP – São Paulo” e em município role a lista e clique no município de sua escolha.
Verifique o “Valor disponível para doação” e copie o número para o campo “Valor” acima. Clique “Ok”
Após registrar a doação, vá para aba “Imprimir” selecione “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Clique duas vezes no item que irá aparecer na tela, imprima Darf e efetue o pagamento antes de 29 de abril de 2016.
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/jotacontabil.com.br/public/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
2018
administração
aposentadoria
CLT
CNPJ
COFINS
contabilidade
COVID-19
CPF
e-social
Empreendedorismo
empresa
Empresas
Esocial
Federais
fgts
Fisco
ICMS
imposto de renda
Impostos
inss
IR
IRPF
Iss
ITCMD
LIDERANÇA
mei
Pequenas Empresas
PERT
PIS
PIX
Planejamento sucessório
produtividade
Receita
Receita Federal
ReceitaFederal
refis
Reforma trabalhista
Reforma Tributária
ReformaTributária
Simples Nacional
STF
Terceirização
trabalhista
tributação
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também
Posts Relacionados
Split Payment: o que é e como vai mexer no caixa da sua empresa
A reforma tributária vai mudar muito mais do que a forma de calcular impostos. Uma das novidades mais impactantes é o split payment — e
Simples Nacional x B2B: a reforma tributária complicou tudo?
Simples Nacional e B2B: o jogo mudou com a reforma tributária!Se você vende para empresas e está no Simples Nacional, atenção: a reforma tributária trouxe
Simples Nacional e MEI
Boa notícia para quem é do Simples Nacional ou MEI!A Receita Federal acaba de dar mais flexibilidade para quem precisa parcelar débitos. Agora, você pode
Como identificar o que deve (ou não) ser dito no trabalho
Você sabe até onde deve ir ao compartilhar sua vida pessoal no trabalho?No início da carreira — e até mesmo com anos de experiência —
Como evitar o estresse para empreender com tranquilidade
Empreender não precisa ser sinônimo de viver estressado.Sim, a rotina de um empresário é intensa, cheia de responsabilidades e, muitas vezes, solitária. Mas isso não