Índice
ToggleTer uma rotina cheia de bons hábitos é crucial para garantir eficiência e bons resultados em sua rotina de trabalho
Um hábito é um costume recorrente que uma pessoa adquire no decorrer da vida.
Esses hábitos podem ser bons, como o hábito de manter uma boa higiene, ou ruim, como o hábito de fumar.
Mas quais são os hábitos de um profissional de sucesso?
Até na Filosofia, os bons hábitos são chamados de “virtudes” e os maus hábitos de “vícios”.
Logo, criar bons hábitos significa, muitas vezes, abandonar esses vícios que atrasam o seu desenvolvimento pessoal.
Neste artigo, discutiremos alguns bons hábitos que poderão lhe ajudar a se tornar um profissional de sucesso.
A lista é formada de sugestões de bons hábitos, já que os melhores hábitos para você só serão descobertos por si mesmo. Como dizia o aforismo grego: “conhece-te a ti mesmo”.
Continue conosco, e tenha uma ótima leitura!
Qual a importância de praticar bons hábitos para se tornar um profissional de sucesso?
Criar bons hábitos significa praticar bons hábitos.
É sobre criar uma rotina de boas práticas até que esses hábitos se tornem naturais no seu dia-a-dia.
Por exemplo, quando criança provavelmente você fazia birra para tomar banho, mas hoje em dia já criou o hábito de tomar banho todos os dias.
A importância de praticar bons hábitos é que com o tempo estes bons hábitos se tornarão parte da sua rotina e irão lhe ajudar a alcançar o sucesso profissional que tanto almeja.
Com a naturalização dos bons hábitos e o abandono daqueles hábitos que lhe atrapalham, organizará o seu caminho para o sucesso profissional.
Assim como outros empreendedores e profissionais que alcançaram esse sucesso antes de você, eles também utilizaram uma rotina de bons hábitos.
Leia mais sobre o assunto nos materiais abaixo:
Dicas de bons hábitos para se tornar um profissional de sucesso
A seguir, exploraremos algumas dicas de bons hábitos que podem lhe ajudar a se tornar um profissional de sucesso.
As nossas dicas são centradas nos cinco itens abaixo, mas podem ser expandidas a medida que você descobrir quais métodos funcionam melhor.
- Acorde cedo;
- Pratique exercícios físicos;
- Estabeleça metas alcançáveis;
- Organize seu dia;
- Mantenha-se na rotina planejada.
Portanto, confira mais detalhes sobre cada item a seguir:
1 – Acorde cedo
Criar o hábito de acordar cedo é geralmente a primeira dica que vemos para se tornar um profissional de sucesso.
O que acontece é que, mesmo quando você acorda, o seu corpo demora um tempo para ficar completamente preparado para o dia.
Muitos trabalhos em empresas já começam cedo. Logo, se acordar cedo, ganhará tempo para se preparar, fazer suas atividades diárias com paciência, e chegar no trabalho com tranquilidade.
Se, por outro lado, sempre acorda atrasado pro emprego, esse hábito se torna um vício danoso para sua vida.
Mesmo que seja um profissional liberal, que estabelece as suas próprias horas de trabalho, o hábito de acordar cedo lhe ajuda a criar a sensação de realização.
Se você consegue realizar um trabalho pela manhã, à tarde já se sentirá motivado a terminar as suas obrigações.
2 – Praticar exercícios físicos
Praticar exercícios físicos também já se tornou uma recomendação comum para se tornar um profissional de sucesso.
Os benefícios de praticar atividades físicas para a sua saúde já são bem documentados. E isso vale tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental.
Se você cria o hábito de praticar atividades físicas regularmente, o que indiretamente está criando é o costume de colocar um objetivo na sua mente e se mover para alcançá-lo — essa habilidade se reflete diretamente no mundo dos negócios.
Um corredor iniciante pode colocar como objetivo próprio de correr por 30 minutos ininterruptos, após 2 meses de treino. Isso se refletirá no hábito de criar objetivos claros e pensar em qual método usar para atingi-los.
3 – Estabeleça metas alcançáveis
É essencial para um profissional de sucesso que este consiga estabelecer objetivos claros e por quais métodos ele irá atingir esses objetivos.
No entanto, o que muitos esquecem é que um hábito fundamental para criar esses objetivos é aprender quais são os objetivos que são alcançáveis.
De nada adianta ter um objetivo claro em sua mente, mas que é impossível que o alcance. Ou que é impossível que alcance esse objetivo no período separado para trabalhar nele. Isso apenas o frustrará.
Para estabelecer metas alcançáveis, é preciso saber quanto tempo você irá precisar para chegar nessa meta, quais métodos precisa utilizar para alcançá-la, assim como os passos necessários para alcançá-los.
Torne isso um hábito do seu dia a dia!
Se sua meta for lavar a louça, comece pelos objetos que ocupam mais espaço para criar uma sensação que você está avançando.
Contabilize quanto tempo gasta lavando a louça para que isso entre nos seus planos no futuro. Assim, saberá exatamente quando tempo leva para lavar louça e saberá em qual parte do dia é possível realizá-lo.
4 – Organize o seu dia
Crie o hábito de organizar seu dia com antecedência, idealmente no dia anterior. É claro, algumas atividades já estarão preparadas. Por exemplo, se no mês anterior já sabe que terá uma reunião importante naquele dia.
Mas quando você cria o hábito de todo dia organizar as atividades que irá fazer no próximo dia, isso irá te levar a ter uma vida mais organizada. Consequentemente, uma vida mais organizada lhe leva a uma vida profissional de sucesso.
5 – Mantenha-se na rotina planejada
Pode parecer que não, mas a dica de seguir a sua rotina planejada é uma das mais difíceis de se seguir. Hoje em dia, com o advento das redes sociais, temos sempre muita coisa roubando nossa atenção.
Podemos planejar gastar duas horas em uma atividade, mas quando chega a hora de realizar essa atividade, ficamos se distraindo com redes sociais e vídeos que roubam todo o nosso tempo. Caindo na chamada procrastinação.
Para criar um bom hábito de seguir sua rotina, o ideal é deixar todas aquelas coisas que nos dão prazer imediato nas redes sociais somente para após a gente ter cumprido nossas metas.
Coloque como recompensa do final do dia assistir a sua série favorita, ao invés de começar o dia já vendo essa série.
Como a Jota Contábil pode auxiliar em sua rotina?
A Jota Contábil é uma empresa de contabilidade e consultoria fundada em Itatiba/SP em 1969 pelo Sr. José Carlos Gava.
O seu principal objetivo sempre foi o de prestar um apoio de qualidade aos seus clientes nas suas necessidades fiscais, contabilísticas, sociais e empresariais.
A competência de seus administradores e profissionais faz da Jota Contábil uma empresa confiável, reconhecida pelo profissionalismo e pela diversificação de clientes em Itatiba e região, entre empresas independentes, nacionais e multinacionais.
A Jota Contábil pauta-se sempre pela ética da profissão e pela busca constante da qualidade e eficiência dos serviços prestados e acima de tudo a satisfação do cliente.
Desde 2017, mantém a certificação ISO 9001 e um avançado sistema de gestão da qualidade com NPS (Net Promoter Score) consistentemente acima de 90, demonstrando seu compromisso com a satisfação do cliente.
Em 2022, a empresa está atualizando sua proposta de valor para torná-la mais estratégica para os clientes.
Ele então atualizou sua marca para Jota Inc. (Inteligência Contábil), para facilitar a vida dos clientes e da equipe Jota, fornecendo insights e estratégias de compliance por meio de processos inteligentes, comunicação e relatórios eficazes.
Clique aqui para conversar com nossa equipe!