As oportunidades são muitas, mas antes de largar tudo e abrir o negócio próprio é necessário prestar atenção em alguns detalhes, que vão fazer a diferença nesta transição. Pensando nisso, separei algumas dicas para você que deseja ser o EMPREENDEDOR 2012:
Qual é a melhor oportunidade, já que existem muitas? Para onde devo ir? Alguns empreendedores acreditam que, investir pouco e em vários segmentos, a probabilidade de se ter sucesso é maior. Lembro que, nenhuma receita é exata no mercado, ainda mais no mercado midiático e em evolução que estamos. Ou seja, o que deu muito certo em um mercado, pode não dar em outro. Tenha foco, invista em pesquisas de mercado. Elas te nortearão para onde deve ir, mas somente entendendo a fundo o seu consumidor é que você entenderá como ir e de que forma. Faça algo que você ame muito, que tenha essa paixão e curiosidade para sempre se aperfeiçoar, e se possível, algo que você já possua experiência.
Seja inovador. Busque a inovação em seu negócio em todos os sentidos: Seja no próprio modelo de negócio, seja a inovação nos seus processos, inovação no atendimento, inovação na entrega, enfim, inove! Esteja aberto para a inovação não somente na abertura de seu negócio, mas sempre!
Não esbanje. Cuidado dobrado nos primeiros anos de sua empresa! Não esbanje dinheiro, enxugue as despesas que não são necessárias, contrate somente pessoal necessário. Verifique e controle pessoalmente seu fluxo de caixa e analise cada entrada e saída. Tenha em sua mente que, gerir o fluxo de caixa é uma questão de gestão necessária e básica para qualquer empreendedor. É a sua sobrevivência, portanto, que seja da forma mais eficaz possível.
Entenda o seu consumidor. É realmente de sua empresa/produtos/serviços que ele precisa? Tenha claro o que você vai fazer, e a forma que você vai fazer. Tenha em mente a resposta. Tenha na ponta da língua quem são seus concorrentes e o seu diferencial. Cuidado! Preço não é diferencial de mercado. Preço é uma forma de competição, mas não diferencial. Se você não tem claramente a resposta da pergunta acima, volte alguns passos e reveja seu negócio.
Prepare-se para desafios diários. Ser empreendedor não é ser empregado, e não pense que você vai trabalhar apenas 8 horas diárias. Portanto, prepare-se para trabalhar muito, pensar em sua empresa diariamente, respirar trabalho!
Mas não se esqueça que, o principal combustível de um empreendedor é a inspiração.Acredite fielmente em si e no que pode fazer para o mercado e a sociedade. Inspire-se, entusiasme-se, vá em frente e Feliz 2012!
Fonte: Administradores.com.br
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Receita Federal intensifica ação para regularização de obras em todo o país
A Receita Federal iniciou um novo ciclo de envio de “Aviso para Regularização de Obras” direcionado a responsáveis por construções civis cadastradas no Cadastro Nacional
Quais benefícios que os trabalhadores mais querem receber das empresas? Confira o ranking
O benefício mais valorizado pelos trabalhadores é o bônus acordado (anual, trimestral ou mensal), citado por 83,72% dos entrevistados. No entanto, esse item ocupa apenas
Seis dicas para começar a usar IA na sua pequena empresa
A Inteligência Artificial deixou de ser apenas uma promessa: já é parte integrante do dia a dia das empresas. No Brasil, 44% das PMEs já
Gestão por resultados está ficando obsoleta — o foco agora são os insumos
As empresas vivem uma mudança de paradigma na forma de gerir desempenho. O modelo tradicional de gestão por resultados, baseado em metas e indicadores finais,
Por que o ritmo das reuniões define a execução e o crescimento da empresa
A armadilha do desalinhamento silencioso Quando uma organização não define um ritmo eficaz para seus encontros, surgem sinais claros de ineficiência: as prioridades se perdem;