A Receita Federal lançou o programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, incluindo a opção pela declaração pré-preenchida, que automatiza o preenchimento de quase todas as informações exigidas, poupando o contribuinte do trabalho manual.
A declaração pré-preenchida carrega automaticamente dados de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, obtidos da Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF) e declarações anteriores.
Os usuários que possuem uma conta gov.br nos níveis ouro ou prata podem acessar esse recurso. No entanto, é essencial verificar a correção dos dados pré-preenchidos e fazer alterações, se necessário.
O processo de utilização da declaração pré-preenchida pode ser feito em computadores, online ou em dispositivos móveis, seguindo os passos indicados pela Receita Federal.
Para acessar a declaração pré-preenchida, é necessário elevar o nível da conta gov.br para ouro ou prata, o que pode ser feito por meio de validações biométricas ou dados bancários.
O acesso aos serviços digitais da Receita Federal requer aprimoramento do acesso ao gov.br, que pode ser realizado gratuitamente através do site Acesso ou do aplicativo gov.br para iOS ou Android.
Aqueles que enviarem suas declarações de Imposto de Renda mais cedo têm mais chances de receber restituições nos primeiros lotes, de acordo com o cronograma da Receita Federal para as restituições, que se estendem até setembro.