Para mais de um terço dos brasileiros, ser dono do próprio negócio é uma meta de vida e significa equilíbrio entre vida profissional e pessoal, de acordo com a pesquisa “Escolhas de Vida: Um estudo da American Express”, conduzido pelo Instituto Qualibest a pedido da American Express.
Ter o próprio negócio é considerado por uma parcela dos entrevistados como a forma ideal para alcançar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e ao mesmo tempo, conquistar segurança financeira – 17% afirmam que ter o próprio negócio lhes permitirá ter mais flexibilidade de horários, enquanto 16% acreditam que isso lhes dará segurança e confiança para alcançar seus objetivos de vida. Ter total controle sobre o expediente de trabalho e poder trabalhar na terceira idade são alguns dos fatores que despertam no brasileiro o desejo de empreender.
“Sucesso no trabalho e estabilidade profissional são importantes para os brasileiros. Em paralelo, também valorizam a habilidade de gerenciar seus horários para estarem melhor preparados para alcançar suas metas de vida, o que torna o sonho de ter o próprio negócio uma meta atraente”, concluiu José Carvalho, presidente da American Express no Brasil. O estudo ainda aponta que ser proprietário de uma pequena empresa é considerado uma forma de alcançar um sentimento de realização e maior gratificação que outras formas de emprego não proporcionam.
Além disso, o estudo mostra que tomar as rédeas do próprio destino por meio de um negócio próprio é mais importante para os entrevistados com idade entre 25 e 34 anos; 59% deste grupo acredita que desempenhar as atividades profissionais sem depender de uma ordem superior é a principal meta, enquanto para o grupo de entrevistados mais velhos esse número cai para 50%.
A possibilidade de gerenciar seus próprios horários é vista como um dos principais benefícios de ser proprietário de um negócio para mais da metade dos entrevistados (52%), enquanto 45% acredita que será mais fácil organizar suas prioridades e distribuir melhor a quantidade de trabalho sendo donos do próprio negócio.
Escolhas de Vida: Um estudo da American Express
O estudo foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa Qualibest com um grupo de 700 entrevistados das classes sociais A e B. O grupo foi dividido em homens e mulheres de diversas regiões.
via: Canal Executivo
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Projeto com novas regras para ITCMD e ITBI pode pesar no bolso da classe média
O Projeto de Lei Complementar 108/2024 (PLP 108) foi aprovada recentemente pelo Senado e propõe mudanças significativas nos tributos que incidem sobre heranças, doações e
Por Dentro da Contabilidade
A reforma tributária vai provocar transformações profundas na tributação do consumo a partir de janeiro de 2026. Para empresas de serviços especializados — como consultorias,
Como falar bem e ser convincente no trabalho?
Comunicação é uma das habilidades mais valorizadas no mercado — não basta ter conhecimento; é preciso saber transmiti-lo com clareza, confiança e capacidade de persuasão.
Receita Federal inicia envio de cartas para autorregularização de declarações do IRPF 2025 em malha
A Receita Federal iniciou o envio de cartas de autorregularização para mais de 390 mil contribuintes que tiveram suas declarações do Imposto de Renda Pessoa
Tema 1.389: pejotização é lícita e tem a chancela da lei
A “pejotização” — contratação de profissionais por meio de pessoa jurídica — é considerada uma prática lícita quando realizada dentro dos parâmetros legais e sem