“Meu funcionário não desempenha um bom trabalho. O que devo fazer?”

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Conheça os macetes para oferecer e receber feedbacks da melhor maneira possível. Afinal, esta comunicação é essencial no mundo corporativo

Post - Jota Contábil

Imagine a situação: uma das pessoas da sua equipe não está desempenhando um bom trabalho. Os resultados estão cada vez mais caindo e a equipe sendo contaminada por esse comportamento.

O que você, como liderança, pode fazer? Criticar um funcionário nunca é fácil, mas se você dominar a arte de aplicar um bom feedback, é possível mudar esse cenário (entenda mais no próximo tópico).

Afinal, comunicação é essencial no mundo do trabalho, dar e receber feedbacks é uma oportunidade para o desenvolvimento profissional e aprimoramento de habilidades.

“[Além disso], também ajuda a estabelecer um diálogo aberto entre os membros da equipe e entre um gerente e seus subordinados, e constrói uma cultura de comunicação eficaz e transparente nas empresas”, explica Alice Salvo Sosnowski, especialista em empreendedorismo e relações de trabalho.

Portanto, esta ferramenta fornece informações sobre o desempenho atual de um profissional, ajuda a identificar pontos fortes de um colaborador ou da equipe e trabalha no processo de melhoria de desempenho. 

COMO APLICAR FEEDBACK AO COLABORADOR?

Diante da importância que esta ferramenta tem para a melhoria no desempenho do profissional, além de aprimorar o relacionamento da empresa com o funcionário, é importante entender de quanto em quanto tempo é necessário ter este tipo de conversa.

QUAL O PERÍODO PARA DAR E RECEBER FEEDBACKS?

“Particularmente, sou da opinião que o feedback deva ser constante. Mas, havendo uma política institucional, a periodicidade passa a depender de alguns fatores, como tipo do negócio, tópicos envolvidos no feedback, cultura da organização e clima organizacional. Estes últimos precisam estar propícios para que haja a aplicação desta ferramenta ao menos de três em três meses, em ciclos semestrais e anuais de metas”, afirma Marino Alves de Faria, professor e coordenador do curso técnico em RH na FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia).

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Reunião, acordo, feedback (Foto: Pexels)

QUAIS SÃO OS TIPOS DE FEEDBACK?

Vale saber que existem dois tipos de feedback: o estruturado e o informal.

O QUE É FEEDBACK ESTRUTURADO?

O primeiro, segue um roteiro, ou seja, um processo planejado dentro de um programa estabelecido pela empresa em uma reunião formal. 

O QUE É FEEDBACK INFORMAL?

Já o informal é mais casual e espontâneo, que pode acontecer em uma conversa rápida após uma reunião, por exemplo.

“É importante equilibrar a abordagem formal e informal de feedback, para garantir uma avaliação justa e completa do desempenho e desenvolvimento da equipe ou indivíduo”, afirma Alice.

POR QUE FAZER UM FEEDBACK ESTRUTURADO?

Desse modo, os pontos fortes do feedback estruturado são:

  • Demonstra organização tanto na estrutura (perguntas, dia, horário, local, envolvidos etc.) quanto na sua efetiva aplicação; 
  • É baseado em métricas claras e definidas;
  • Cria-se uma cultura para o exercício do feedback; 
  • Possui consistência, o que garante que todos sejam avaliados de forma justa e igualitária; 
  • É construtivo, o que ajuda a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, e foca no desenvolvimento das competências de um profissional para alcançar objetivos.

Mas como nem tudo são flores, a conversa formal também tem seu lado não tão positivo. Veja só:

  • Tempo e recurso necessários para implementação e acompanhamento, especialmente em empresas com grandes equipes;
  • Foco excessivo em métricas, em detrimento de fatores como contexto ou nuances do desempenho da equipe ou indivíduo;
  • Tratar a ferramenta como uma forma de “caça às bruxas”;
  • A possibilidade de desmotivação, especialmente se o feedback não for acompanhado de um plano de desenvolvimento.
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Homens conversando no trabalho (Foto: via Canva)

POR QUE FAZER UM FEEDBACK INFORMAL?

Os especialistas também listaram o lado positivo e negativo da conversa quando feita sem muitos protocolos. E as vantagens são:

  • Flexibilidade; 
  • Rapidez; 
  • Comunicação aberta; 
  • Fortalecimento do relacionamento. 

Já os pontos fracos são:

  • Falta de objetividade e estrutura, o que pode levar a uma avaliação inconsistente ou incompleta;
  • Dificuldade de acompanhamento e ação, o que pode limitar a eficácia do feedback;
  • Pode se tornar uma rotina sem propósitos, desmotivadora.

COMO APLICAR FEEDBACK AO COLABORADOR?

Diante disso, se você busca usar esta ferramenta de forma eficaz, e assim, ajudar a melhorar o desempenho e o engajamento dos profissionais em sua equipe ou organização, siga esses passos:

PASSO A PASSO PARA REALIZAR UM BOM FEEDBACK

 

1. Se prepare: antes de realizar o feedback, revise as informações relevantes, como objetivos do trabalho, desempenho passado, metas estabelecidas, comportamentos e resultados. Considere também o tempo e o local adequados para realizar o feedback.

2. Inicie com uma abordagem positiva: comece reconhecendo os pontos fortes e as realizações do profissional. Isso ajudará a estabelecer um clima positivo e aumentar a confiança do colaborador.

3. Descreva os comportamentos observados: aponte o que você observou. Dê exemplos concretos e evite generalizações ou críticas vagas.

4. Comunique o impacto do comportamento: mostre como o comportamento afeta na equipe, no projeto ou na organização. Isso ajudará a conectar o desempenho do profissional aos resultados do trabalho.

5. Ouça o feedback do profissional: permita que o colaborador responda à avaliação e compartilhe suas próprias perspectivas e preocupações. Escute ativamente e faça perguntas para obter mais informações.

6. Colabore para definir soluções: trabalhe junto ao profissional para definir soluções práticas e realistas para os pontos de melhoria identificados. Defina metas específicas e um plano de ação para alcançá-las.

7. Encerre o feedback com uma nota positiva: reitere a importância do trabalho do profissional para o sucesso da organização.

O PROFISSIONAL NÃO RECEBEU BEM O FEEDBACK, E AGORA?

Inicialmente, é importante respeitar e situação e ouvir o que ele tem de argumentos. Em seguida, com os exemplos apresentados ao longo da conversa, é o momento de fazer com que o colaborador entenda que o feedback não é feito para punir e sim para alinhar e crescer na atividade profissional.

POR QUE IMPORTA?

Aplicar feedback para as pessoas do time é importante para promover o crescimento e o desenvolvimento individual, além de fortalecer o desempenho coletivo. Isso permite identificar áreas de melhoria, reconhecer pontos fortes e fornecer orientações direcionadas, resultando em um time mais engajado, produtivo e alinhado com os objetivos organizacionais.

LEITURA RECOMENDADA

 

Fonte: StartSe

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