Artigo por Marcélio Soares*
Por um acaso já frustraram suas esperanças ao dizer que para abrir o negócio dos seus sonhos você precisaria de muito dinheiro? É como se lhe jogassem um balde de água fria não é mesmo? Talvez você tenha engavetado suas ideias por muito tempo simplesmente por não ter os vários mil reais que disseram que você precisaria para investir e começar sua jornada empreendedora.
Mas você já ouviu falar em Micronegócios? Nesse artigo você vai conhecer sobre esse termo e saber Como abrir um negócio com baixo investimento.
O que é um Micronegócio?
“A necessidade de mudar abriu um caminho no centro da minha mente.” Maya Angelou
Um micronegócio é um empreendimento de baixo investimento. Quando digo baixo investimento estou sendo modesto, pois o que quero dizer é que para montar um micronegócio, em muitos casos, você utiliza apenas o seu conhecimento ou bens que você já possui.
A ideia de um micronegócio é: “Comece agora, Invista depois.”
Exemplo 1: Purna Duggirala
Purna é um indiano que ganha dinheiro ajudando pessoas do mundo inteiro a utilizar planilhas eletrônicas. Parece simples, mas a proposta dele é “transformar clientes em heróis diante dos chefes e colegas fazendo uso de planilhas eletrônicas.” O micronegócio de Purna deu tão certo que ele logo largou o trabalho convencional para viver do seu conhecimento em planilhas eletrônicas.
Exemplo 2: Natanael Oliveira
Cansado de tanta insatisfação no trabalho em empresas privadas ele resolveu utilizar seu conhecimento em marketing digital para ser consultor. Ele usou seu conhecimento para ser encontrado na internet. Não demorou muito para que ele abrisse sua própria agência. Hoje é palestrante, autor do livro Seja o empresário da sua ideia!, pela editora Gente e fundou o portal Marketing com Digital (formação de consultores).
Imagine que seu sonho é montar um grande salão de beleza, mas não tem o capital necessário para começar com uma estrutura completa. Que tal começar atendendo clientes em um espaço reservado em sua própria casa? Ou quem sabe, fazer atendimento vip em domicílio?
A tríade do sucesso
Pessoas pelo mundo a fora tem o péssimo hábito de complicar as coisas. Algumas vezes por querer mostrar sofisticação, outras vezes por medo de começar ou errar.
O que as pessoas não sabem é que simplificar as coisas é extremamente sofisticado e os resultados vão além do esperado. Seguindo esse contexto básico de simplificar as coisas apresento a tríade do sucesso, ou os 3 P’s do micronegócio.
Produto: Isso parece óbvio, mas há muitos empreendedores errando feio nesse quesito. Não basta somente ter algo para oferecer, mas o que você oferta deve ter valor claro para quem compra. Pense qual a transformação que as pessoas terão ao comprar algo de você.
Pessoas: O que você vende gera interesse nas pessoas? Existe um desejo por trás daquilo que você oferece? Conheça os desejos e medos do seu público.
Pagamento: Como as pessoas que se interessarem em comprar de você pagarão pelo serviço? Qual a forma de pagamento que tem mais viabilidade para seu negócio e seu público? É fundamental deixar bem claro quais as formas de pagamento. E não abra exceções, pois isso será igual a vender fiado!
Agora que você já sabe Como abrir um negócio com baixo investimento, evite a paralisia da análise e tome atitudes para iniciar sua jornada.
Se você se concentrar em determinar os três pontos da tríade do sucesso já poderá abrir um negócio (com baixo investimento).
*Artigo por Marcélio Soares, Consultor em Marketing Digital
Imagem: Generating ideas for his brewery via Shutterstock
O post Micronegócio: Como abrir um negócio com baixo investimento apareceu primeiro em Startupi.
Via RSS de startupi
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/jotacontabil.com.br/public/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
2018
administração
aposentadoria
CBS
CLT
COFINS
contabilidade
COVID-19
CPF
e-social
Empreendedorismo
empresa
Empresas
Esocial
Federais
fgts
IBS
ICMS
imposto de renda
Impostos
inss
IR
IRPF
Iss
ITCMD
LGPD
LIDERANÇA
mei
Pequenas Empresas
PIS
PIX
Planejamento sucessório
produtividade
Receita
Receita Federal
ReceitaFederal
refis
Reforma trabalhista
Reforma Tributária
ReformaTributária
Simples Nacional
STF
Terceirização
trabalhista
tributação
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também
Posts Relacionados
Teremos tributação dos dividendos a partir de 2026?
Tributação de Dividendos a partir de 2026 — o que muda para sócios e empresas A partir de 2026, o Brasil passará a adotar a
Os novos CBS e IBS devem compor base de cálculo do ICMS
IBS, CBS e a possível inclusão na base do ICMS — o que as empresas precisam saber A discussão sobre a inclusão dos novos tributos
O impacto da reforma tributária sobre as locações de imóveis e os cuidados necessários à sua minimização
A reforma tributária traz mudanças significativas para a tributação das locações realizadas por pessoas jurídicas. Com a LC 214/25, os aluguéis passam a ser tributados
Reforma da Renda: o que muda para você
A proposta de lei prestes a ser sancionada traz alterações relevantes no tratamento do imposto de renda das pessoas físicas, e é importante que você
O enigma no PL 1.087 e a possibilidade da distribuição de lucros acumulados até o fim de 2025 sem tributação
O Projeto de Lei 1.087/2025 traz uma possível oportunidade para empresas e sócios: a distribuição, sem tributação adicional, dos lucros acumulados até 31 de dezembro