Uma empresa pode ter problemas sérios se não der a atenção devida ao gasto com mão de obra
Algumas áreas em uma empresa são mais sensíveis que outras e podem colocar o negócio em risco, mas é o processo de folha de pagamento que eu quero destacar. Com um papel importante no departamento pessoal, muito por atuar com razões técnicas ao coletar todas as informações do empregado e sua jornada de trabalho, rendimentos, benefícios, mantendo-o em dia com todos os direitos trabalhistas e tributários.
Segundo sociólogo e especialista em relações do trabalho José Pastore, o Brasil é o campeão mundial de processos trabalhistas, com cerca de 2 milhões de casos por ano, muitos por erros cometidos pelas empresas. O quadro caótico é resultado de inúmeras falhas por parte da qualidade da legislação do nosso País e também pelos pleitos trabalhistas dentro de uma empresa como integração de pagamentos efetuados não transitados em folha de pagamento, o que gera um número maior de ações.
Empresas perdem milhões de reais por erros, muitas vezes cometidos por humanos, e enfrentam problemas que poderiam resolvidos com a tomada de pequenas decisões. Saber solucionar questões comuns na folha de pagamento como inobservância da lei, falta de controle, negligência de mudanças e acordos, realização de pagamentos indevidos e falhas com planilhas e fórmulas automáticas, é o brilho dos olhos de qualquer administrador.
O que muitos não sabem é que essas questões podem ser facilmente resolvidas com sistemas automatizados. Com plataformas digitais é possível diminuir ações e contribuir com a redução das demandas operacionais impostas às empresas pelas legislações trabalhistas e previdenciárias, assegurando mitigação de despesas desnecessarias.
Além disso, softwares especializados em controle de informações importantes para a elaboração da folha de pagamento são boas escolhas para quem busca dados sobre os funcionários e sobre o próprio negócio.
Com toda a minha experiência, destaco que muitas empresas podem se beneficiar se conciliarem pagamentos de encargos e funcionários por meio de soluções e plataformas que otimizam todo esse processo. Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de erro de informação e ainda reduzir em até 80% os esforços da empresa na gestão de seus colaboradores.
Fonte: Fenacon