Pix automático e gratuito estará disponível para população em outubro de 2024

Compartilhe nas redes!

Ferramenta oferecerá serviço de pagamento recorrentes e mesadas. Na noite desta quinta-feira (7), o Banco Central (BC) informou que o Pix automático entrará em vigor em 28 de outubro de 2024. Além disso, a autarquia informou que a ferramenta permitirá pagamentos recorrentes e até mesmo mesadas.

Conforme ainda esclareceu o BC, entre as regras gerais de funcionamento do Pix Automático, estão:

  • Procedimentos de autorização prévia;
  • Normas para cancelamento da autorização;
  • Regras para rejeição e liquidação da transação;
  • Funcionalidade a serem oferecidas ao usuário pagador e recebedor;
  • Regras de devolução e responsabilidade em caso de erro;
  • Limite diário para transações relacionadas ao produto.

Vale informar que, para aqueles clientes que se encaixam como pessoas físicas, a oferta será obrigatória, enquanto que para empresas, caberá às instituições financeiras escolher se desejam ofertar o produto.

É importante mencionar que cada produto terá um limite de valor, no entanto, o limite diário será igual ao da transferência eletrônica disponível (TED).

Pelas novas regras, as instituições financeiras que não se adequarem até a data de lançamento, 28 de outubro de 2024, ou também não serem aprovadas nos testes de homologação, serão multadas por dia de atraso na oferta, além de sofrer punições expressas no Manual de Penalidades do Pix.

A novidade para 2024 é que com o funcionamento semelhante ao do débito automático, o novo mecanismo pretende facilitar pagamento recorrentes. Assim, a vantagem que se tira é que, além da instantaneidade nas transações, não haverá cobrança de tarifas para pessoas físicas.

O BC ainda informou que o Pix Automático irá abranger o pagamento a empresas. Assim, a ferramenta poderá ser usada em serviços públicos, por exemplo, água, luz, telefone e contas domésticas.

Pix

O Pix é o sistema criado pelo BC para pagamentos instantâneos, transferências monetárias eletrônicas em que a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real.

As transferências acontecem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, não havendo a necessidade de intermediários, o que possibilita custos de transação menores.

Fonte: Asis Projetos

Leia Também:

Classifique nosso post [type]

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Contribuintes poderão quitar suas dívidas com descontos de até 100%.…
Cresta Posts Box by CP