Porém, ainda assim, não basta apenas investir em qualquer franquia. Acima da importância e peso da marca, para o negócio dar certo, a franqueadora deve ter uma boa relação com seus franqueados, afinal muitos dos que entram nesse ramo não tem experiência.
O diretor executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, conta que o importante é o proprietário da franquia ver a franqueadora como um aliado, e de fato esta ser. “Além da marca, know how e orientações para manter a rentabilidade do negócio, a franchising deve, acima de tudo, ser parceira do franqueado, pois o crescimento de cada uma das franquias é o fortalecimento da rede”, aponta o diretor.
Um fator que prejudica muitos dos empresários é que algumas franqueadoras, além das franquias, também têm unidades próprias e favorecem escolhas de investimento e localização em benefício próprio, prejudicando aqueles que optaram por investir em determinada marca. A rede de franquias da Yes Aluguel de Carros, por exemplo, foi criada com o intuito de não cometer esses erros das grandes franqueadoras. Os sócios resolveram montar uma empresa que só teria franquias, em que os próprios donos, se quisessem entrar no mercado, teriam de abrir franquias e passar por todo o processo, assim como os outros franqueados, evitando, dessa forma, concorrência desleal.
Um dos melhores fatores de optar por uma franquia, além de todo o apoio prestado, é que é possível escolher o tipo de franquia que mais gosta. Afinal, o ramo ideal para cada um também pesa para o sucesso da franquia. A paixão e aptidão pelo nicho que escolher são importantes para motivar a administração do negócio. Ainda assim, a seleção de uma franquia não é uma tarefa fácil. São muitos os segmentos. Cada franqueado pode escolher entre o setor automotivo, alimentício, de vestuário, cosméticos, saúde, educação, etc.
Após definir o ramo para investir é importante verificar o capital disponível e encontrar a melhor solução dentro do padrão viável. Algumas requerem alto investimento, mas, em consequência, o retorno também é alto e em tempo consideravelmente bom. No caso da Yes Aluguel de Carros, o investimento inicial é de aproximadamente R$ 300 mil e o retorno varia entre 24 e 36 meses. Há muitas opções baratas que vêm ganhando todo o país e mostrando que, além de caberem no bolso, ainda apresentam grande potencial de lucro e crescimento. Teixeira confirma que o setor de franchising vem conquistando adeptos e que é uma ótima opção para aqueles que não se sentem seguros de arriscar sozinhos, pois garantem, assim, suporte para o negócio. “É importante avaliar análises dos demonstrativos de resultados e balanços da empresa, além de conversar e tirar todas as dúvidas com o responsável pelo franchising da rede interessada”, completa.
Fonte: Revista Incorporativa
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
IRPF 2025: Novidades e Prazos
A Receita Federal anunciou as diretrizes para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, trazendo algumas alterações significativas. Principais mudanças: Declaração pré-preenchida:
Como a Receita Federal usa IA para detectar sonegação de impostos
A Receita Federal implementou o uso de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a detecção de fraudes e irregularidades fiscais. Desenvolvida internamente por auditores fiscais e
Reforma tributária para médicos: Como a redução de 60% na alíquota impacta a sua tributação?
A recente reforma tributária no Brasil trouxe mudanças significativas para diversos setores, incluindo o de serviços médicos. Uma das principais alterações foi a substituição de
Entenda novas regras para aumentar segurança no uso do PIX
A partir de janeiro de 2025, a Receita Federal implementou novas medidas para reforçar a segurança nas transações realizadas via Pix e cartões de crédito.
A sabedoria popular aplicada ao sucesso empresarial
Os ditados populares, transmitidos de geração em geração, oferecem lições valiosas que podem ser aplicadas no mundo dos negócios, auxiliando na gestão, estratégia e tomada