Os microempreendedores individuais (MEI) estão com a pulga atrás da orelha. Por que a Receita Federal desenvolve um aplicativo tão necessário para o dia a dia do gerenciamento dessas empresas, mas cobra informações adicionais como, a lista dos contatos que o microempresário tenha no seu celular, quando baixarem o app nas lojas do Google e da Apple?
Tal pedido de informações é corriqueiro em qualquer aplicativo baixado nessas lojas de empresas privadas. Mas o que estranha os microempreendedores individuais é um órgão federal estar interessado nesses mesmos contatos, ainda mais sendo a Receita Federal. “O que eles querem com isso”? indagou um microempresário individual ao conversar com o portal Convergência Digital.
O Aplicativo SIMEI permite ao empresário gerar o DAS para pagamento de impostos quando forem quitados com atraso ou a vencer, além de consulta de informações do CNPJ e os dados de empresas, além de obter informações gerais sobre outros microempreendedores individuais.
Em correspondência a um empresário via e-mail, a “Equipe Mobilidade RFB”, alegou que tanto o sietama Android (Google), quando o IOS (Apple), exigem que o usuário informe uma conta de usuário no celular (associar o dispositivo a uma conta de email).
Se essa conta estiver associada no celular, alguns serviços do google não funcionarão. O nosso aplicativo (APP MEI) utiliza alguns serviços do Google, que exigem que o celular esteja associado à conta do email”, explicam os técnicos, algo que todos já sabiam.
Em nenhum momento, entretanto, a Receita informa o que fará de posse das informações colhidas no celular do microempreendedor individual. Mas de antemão já avisa que esse procedimento veio para ficar, quando for para instalação de outros aplicativos: “provavelmente, na próxima versão de atualização do APP CNPJ, teremos que seguir as mesmas regras”.
Mas a Receita Federal embora desconverse sobre que uso fará com as informações de contatos, garante que não pretende usar o sistema para quebrar o sigilo das comunicações do usuário. “Mas fique tranquilo, essa informação (o email coletado pelo sistema operacional) não é disponibilizado para o aplicativo. Ou seja, não tem como o aplicativo buscar automatiamente o email de quem está usando o APP”.
http://m.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43051&sid=16&&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+26+de+julho+de+2016
Compartilhe nas redes!
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!
Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Tags
Fique por dentro de tudo e não perca nada!
Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!
Compartilhe nas redes:
Posts Relacionados
Simon Sinek: o poder do “porquê” e a essência da liderança inspiradora
Simon Sinek, renomado autor e palestrante, enfatiza a importância de líderes e organizações iniciarem suas ações pelo “porquê”—seu propósito ou crença fundamental—antes de abordar o
4 erros cometidos no trabalho que são crimes e podem levar a prisão
No ambiente de trabalho, certos comportamentos podem configurar crimes e resultar em penalidades severas, incluindo prisão. Destacam-se quatro infrações comuns: Desvio de mercadorias da empresa:
6 dicas para ser efetivado no emprego temporário
O emprego temporário é uma excelente oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e, possivelmente, conquistar uma posição permanente. Para aumentar suas chances de efetivação,
Registro de marca: Proteja seu negócio e garanta exclusividade no mercado
O registro de marca é fundamental para proteger a identidade e a exclusividade de um negócio no mercado. Muitos empresários acreditam que o registro na
STJ estabelece parâmetros para definição de vínculo em caso de terceirização ilícita
Em 22 de outubro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu decisão no Recurso Especial nº 1.652.347/SC, estabelecendo parâmetros para identificar vínculos empregatícios